Abertas inscrições para bolsa de inicição à docência

Estão abertas, até o dia 20 de junho, as inscrições para o Programa institucional de bolsa de iniciação à docência (Pibid), voltado para alunos dos cursos de licenciatura. Estão sendo ofertadas 390.

Para participar do Pibid, é essencial que os estudantes tenham concluído até 60% do curso.

São oferecidas vagas em 16 Núcleos de Iniciação à Docência: licenciaturas em artes visuais e dança; ciências biológicas, ciências sociais; música e teatro; educação física; física; geografia; história; letras/língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola; educação no campo; e formação intercultural indígena.

Os aprovados receberão bolsa de R$ 400.

Existem diversos editais, em razão de cada curso divulgar regramento próprio. Para saber sobre todos eles, o interessado deverá entrar em contato com a Coordenação do  Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (Comfor) da UFMG pelo e-mail comfor@proex.ufmg.br.

Sobre o Programa

O Pibid visa incentivar a formação docente em nível superior para atuação na educação básica, integrando os dois níveis de ensino, na teoria e na prática. O programa organiza-se por Núcleos de Iniciação à Docência, compostos por coordenação de área, realizado por um docente da graduação, supervisores, professores educação básica de escolas públicas estaduais, municipais e federais, e por licenciandos. Entre os trabalhos está a realização de estudos do contexto educacional e ações nos espaços intraescolares e extraescolares, entre outros, em diálogo com demandas das escolas participantes.

Organização: UFMG e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

12 a 20 de junho de 2018