Abertura da 27ª Semana do Conhecimento UFMG
Com cerimônias simultâneas nos campi Pampulha e Montes Claros, a UFMG abre oficialmente, às 9h da segunda-feira, 15 de outubro, a 27ª Semana do Conhecimento, sob o tema 'Saberes e práticas para reduzir desigualdades'.
O evento, que acontece anualmente, vai expor, em 2018, cerca de três mil trabalhos acadêmicos de estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação, e servidores docentes, técnicos e administrativos.
A produção poderá ser conferida pelo público por meio de pôsteres, slides e apresentações orais nos campi Pampulha, Saúde e Montes Claros da UFMG. A programação completa está no site do evento.
Montes Claros
No dia 15, no Instituto de Ciências Agrárias, Flávia Maria Galizoni, professora e coordenadora do Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território, faz palestra sobre o tema da Semana. Na noite do mesmo dia, às 19h, o professor Antônio Alvimar Souza, vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), ministra a palestra Ciência como enfrentamento das desigualdades.
A programação segue com minicursos, oficinas e palestra, além das apresentações dos trabalhos de iniciação científica e graduação.
Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, no CAD 3, auditório B-106, às 9h, o cacique Rosivaldo Ferreira da Silva (Babau), líder tupinambá, vai apresentar experiências e formas criativas de lidar com problemas do seu povo.
Outo expositor convidado é o professor do Departamento de Antropologia da UnB José Jorge de Carvalho, que vai abordar questões epistemológicas, teóricas, metodológicas e políticas sobre saberes diversos.
Também contribuirá com o debate Rosângela Pereira de Tugny, professora da Universidade Federal do Sul da Bahia, que já participou de projetos como o Acervo Curt Lange e o Laboratório de Etnomusicologia da UFMG.