Abertura do 50º Festival de Inverno da UFMG
Espaço de experimentação e criação artítistica inaugurado em Ouro Preto, em 1967, o Festival de Inverno da UFMG abre oficialmente sua 50º edição com solenidade no auditório da Reitoria, em 20 de julho, às 18h. No mesmo horário, será aberta a exposição 'Clébio Maduro: obra gráfica' e, na sequência, às 19h, a MG Big Band apresenta show gratuito de classificação etária livre.
A agenda cultural do Festival, que acontece de 20 a 28 de julho, em Belo Horizonte, contempla 12 apresentações artísticas, entre shows, espetáculos, exposição e performances, todos gratuitos. O evento também oferece oficinas, residências artísticas, jornada de estudos e conferências.
Nomes como Nuno Ramos, José Miguel Wisnik, Cao Guimarães,Grace Passô e Ione de Medeiros estão entre os convidados para debates sobre temas da cultura contemporânea. A programação completa pode ser consultada no site do Festival.
MG Big Band e Clébio Maduro
A MG Big Band, formada por 18 músicos e regida pelo maestro Sergio Gomes, apresenta na abertura do Festival de Inverno da UFMG série de obras nacionais e internacionais em arranjos instrumentais vibrantes. Entre as músicas que fazem parte do repertório, estão Nova Granada (Nivaldo Ornelas), Lilia (Milton Nascimento, arranjos de Fernando Corrêa), Blackbird (Lennon e McCartney, arranjos de Gary Lindsay), Cravo e Canela (Milton Nascimento, arranjos de Mauro Rodrigues) e Hang Gliding (Maria Schneider).
Antes da apresentação do grupo, será aberta a exposição de gravuras de Clébio Maduro, professor da Escola de Belas-Artes da UFMG. Saiba mais neste link.