Evento cultural

Abril Indígena termina hoje com ritual da lua cheia na Praça de Serviços

Ver cartaz do evento >

Noite cultural – uma conexão ancestral é o evento que encerra a segunda edição do Abril Indígena UFMG, protagonizado por estudantes indígenas, sobretudo os de vagas suplementares. O intuito da iniciativa é discutir a visibilidade e ampliação da presença desses estudantes na Universidade.

O encerramento ocorre nesta terça-feira, 2 de maio de 2023, às 18h, na Praça de Serviços. Haverá bate-papo, projeção de vídeos e sessão de conto indígena com o representante dos estudantes indígenas da UFMG, Guilherme Pankararu. O mediador é Gui Gui Pataxó, estudante do curso de Odontologia. O evento é gratuito e aberto ao público.

Também será realizado o ritual pataxó da Lua Cheia (Dawê mayõ ixê), por meio de danças, cantos e performances ritualísticas protagonizadas pelos estudantes do curso de Formação Intelectual para Educadores Indígenas (Fiei) da UFMG.

Ritual adormecido
"O Dawê mayõ ixê é um ritual que estava adormecido devido ao fogo de 1951, genocídio que ocorreu com o povo pataxó do sul da Bahia, há mais de 70 anos. Além desse, outros rituais foram proibidos, e os indígenas já não podiam mais se identificar como indígenas, tinham que esconder sua identidade para sobreviver", explica a professora Shirley Miranda, pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis da UFMG. Segundo ela, a conexão ancestral da Noite Cultural "se dá no ato de reviver esse ritual pataxó, seja nas aldeias ou no território da Universidade."

Descrição Imagem
Presença indígena na Universidade foi tema de ampla programação realizada nas últimas semanas Foto: Lucas Braga | UFMG

Encerramento do Abril Indígena – Noite cultural – uma conexão ancestral
Data: 2 de maio de 2023