Evento acadêmico

Agrobiodiversidade e sementes crioulas é tema de congresso do ICA

Ver cartaz do evento >

De 1º a 4 de dezembro de 2021, o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), o Instituto Cerrado Guarani (ICG) e a Embrapa Pantanal, realizará a segunda edição do Congresso on-line internacional de sementes crioulas e agrobiodiversidade. As inscrições, que se encerram nesta quarta-feira, 1º de dezembro, devem ser feitas por meio de formulário eletrônico. O investimento é de R$ 25.

O evento vai reunir agricultores, guardiões da agrobiodiversidade, pesquisadores e extensionistas para debater sobre a produção de sementes, o impacto e os avanços da contaminação dos transgênicos e agrotóxicos e as valiosas contribuições das variedades crioulas para a agroecologia e para a agricultura familiar.

Durante o congresso, serão realizadas palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações de cultura e arte. De acordo com seus organizadores, entre os assuntos tratados estarão as histórias e os saberes tradicionais sobre as sementes crioulas e as vivências na agrobiodiversidade, os aspectos da produção, o manejo e o controle de qualidade das sementes, a segurança alimentar, as redes de comercialização e de troca.

Detalhes da programação estão no site do evento.

Descrição Imagem
Preparação do minicurso "Sabores da Terra", ministrado na primeira edição do "Congresso Online Internacional de Sementes Crioulas e Agrobiodiversidade", em 2020 Arquivo Coniscra