Evento acadêmico

Seminário discute antissemitismo cristão à luz de 'reflexões brasileiras'

Segundo a Liga Antidifamação (ADL, na sigla em inglês), 26% da população mundial, ou seja, mais de um bilhão de pessoas, nutre algum tipo de visão antijudaica. O assunto será tratado pelo professor Igor Sabino, do Ibmec, em palestra na próxima terça-feira, 10 de outubro de 2023, às 14h, no Auditório 2001 da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG.

A palestra Por amor aos Patriarcas: reflexões brasileiras sobre antissemitismo cristão é promovida pelo Núcleo de Estudos Judaicos (NEJ) da UFMG. A atividade é gratuita e aberta ao público. As inscrições devem ser feitas no site do Núcleo.

Teorias da conspiração
Geralmente atrelado ao conflito israelo-palestino e a teorias da conspiração, o antissemitismo contemporâneo tem como fontes principais a extrema-direita, a extrema-esquerda e o radicalismo islâmico. Por outro lado, o antigo antissemitismo cristão, baseado na ideia de que judeus são responsáveis pela morte de Jesus, voltou a ser debatido após atingir seu ápice com os atentados terroristas contra as sinagogas estadunidenses Tree of Life, em 2018, e Chabad, meses depois.

No seminário, serão analisados os casos atuais de antissemitismo, sobretudo o cristão, que serão relacionados a alguns eventos históricos. Sabino vai abordar estereótipos antijudaicos que se manifestaram em contextos diversos, ao longo das eras, e que ainda são reproduzidos ao redor do mundo.

Trajetória
Igor Sabino é doutor em ciência política, com ênfase em política internacional, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ele realizou trabalhos humanitários em ONGs de direitos humanos ligadas à American University of Cairo, no Egito, e participou de viagens de ajuda humanitária a refugiados sírios no Líbano, em parceria com o Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e as embaixadas brasileiras em Beirute e Damasco. Como aluno do Philos Leadership Institute, fez pesquisas de campo em Israel, na Polônia e na Jordânia relacionadas a migrações forçadas e perseguição religiosa.

Pesquisador do Tikvah Fund, nos Estados Unidos, do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais (NEPDA), do Grupo de Trabalho Oriente Médio e Mundo Muçulmano da USP e do Núcleo de Estudos de Política Comparada e Relações Internacionais (Nepi), Igor também é autor do livro Por amor aos Patriarcas: reflexões brasileiras sobre antissemitismo cristão. Suas áreas de pesquisa são religião e relações internacionais, migrações forçadas, política externa dos EUA para o Oriente Médio, sionismo cristão e Islã político. Atualmente, Igor é professor no curso de Relações Internacionais do Ibmec.

Descrição Imagem
Em 2018, preconceito contra judeus inspirou atentados terroristas em sinagogas estadunidenses Foto: Ted Eytan (Creative Commons)

Ficha técnica

Seminário Por amor aos Patriarcas: reflexões brasileiras sobre antissemitismo cristão