Evento cultural

Quinta, às 17h30: Corais da UFMG se apresentam no auditório da Reitoria

Corais da UFMG estarão reunidos para um recital no Auditório da Reitoria, no campus Pampulha, nesta quinta-feira, 21 de setembro de 2023, às 17h30. O evento, que integra o Seminário do Núcleo de Música Coral da UFMG, é gratuito e aberto ao público geral. Estarão presentes o Cantáridas, do ICB, o Coral da Faculdade de Letras (Fale) e os grupos das turmas de Prática de repertório coral, da Escola de Música.

Projetos de corais estão agrupados no Núcleo de Música Coral da UFMG, responsável pelo evento. O Coral da Fale, que surgiu em 1987, é formado por alunos da instituição apoiados por professores e tem o objetivo de dinamizar o cotidiano acadêmico e promover o canto coral como parte de uma formação multidisciplinar. Em seu repertório, estão composições de Chico Buarque, Leonard Bernstein e Carlos Barraquero, entre diversos outros.

O Coral Cantáridas, fundado em 1991 no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB), é parte do projeto Corais no campus, da Escola de Música da Universidade. Participa de formaturas e outras cerimônias formais do ICB, se apresenta em outras unidades acadêmicas, em festivais de corais em BH e outras cidades de Minas Gerais. Atualmente, o coral é formado por alunos, ex-alunos, professores e funcionários da UFMG, além de moradores de bairros vizinhos, sob a regência de Gabriel Santos. Há mais de 25 anos, quem coordena o projeto é Sofia Perdigão.

Os corais das turmas de Prática de repertório coral são formados por alunos dos cursos de bacharelado, musicoterapia, educação musical, licenciatura e música popular da Escola de Música da UFMG. Com ou sem experiência em canto, os alunos aprimoram a prática em grupo em laboratórios de produção e aulas de canto, regência e composição.

Descrição Imagem
Núcleo é formado por corais da Fale, do ICB e da Escola de Música Foto: divulgação

Mostra coral
Núcleo de Música Coral da UFMG