Evento acadêmico

Sexta, às 18h30: Cineclube da Filosofia e da Letras retoma atividades em parceria com a Faje

O projeto de extensão CiNeam retoma suas atividades nesta sexta, 29 de setembro de 2023, em parceria com a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje).

Promovido há 11 anos pelo Departamento de Filosofia da Fafich e pelo Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (Neam), da Faculdade de Letras da UFMG, o CiNeam é um projeto de exibição mensal (sempre numa sexta-feira) de filmes relacionados a temas da Antiguidade e do Medievo.

A atividade, gratuita e aberta ao público, visa divulgar temas da cultura clássica e sua pervivência na atualidade e cultivar o cineclubismo.

Os projetos de extensão Filmes para pensar e ser mais, da Faje, e CiNeam são instrumentos para promoção de um diálogo interdisciplinar que, por meio de filmes, põem em discussão questões estéticas, éticas, retóricas e políticas.

Esta é a programação:

29/9, às 18h30
Nunca aos domingos (Jules Dassin, EUA/Grécia, 1960, 91 min)
Debatedora: Marina P. D. Mortoza, doutora em Letras Clássicas pela Fale, professora de inglês do Instituto Cecília Meireles e do Cursinho Popular Dom Quixote (Fale) e professora particular de grego antigo e moderno

Comédia de grande sucesso com tons dramáticos dirigida por Jules Dassin (que também atua) e protagonizada por sua mulher, Melina Mercouri (prêmio de melhor atriz do Festival de Cannes de 1960). O roteiro narra as relações entre uma prostituta grega, Ilya, e o escritor americano Homer Thrace, que tenta tirá-la de seu ofício, da liberdade, do amor, da alegria de viver.

20/10, às 18h30
Electra (M. Cacoyannis, Grécia, 1962, 110 min)
Debatedora: Najla Gaia, mestranda em Filosofia na UFMG

Depois da guerra de 10 anos contra Troia, Agamenon, o líder de todos os gregos, retornou vencedor ao seu reino. O povo de Micenas e sua esposa, Clitemnestra, o receberam com grandes honras, mas enquanto o marido estava na guerra ela estava nos braços de um amante, que mata Agamenon logo após o seu retorno. Electra e Orestes, os filhos de Agamenon e Clitemnestra, sabiam que o crime tinha sido cometido com apoio da mãe, mas, ainda crianças, não podiam fazer nada.

24/11, às 18h30
Ifigênia (M. Cacoyannis, Grécia, 1977, 127 min)
Debatedora: Romana Guimarães, mestranda em Filosofia na UFMG

Ifigênia é o terceiro filme da trilogia de Cacoyannis que tem ainda Elektra, de 1962, e As troianas, de 1971. A trilha sonora de Mikis Theodorakis potencializa o drama da rainha Clitemnestra, interpretada por Irene Papas, e da sua filha Ifigênia (Tatiana Papamoschou), sacrificada pelo pai Agamêmnon (Kostas Kazakos) para o sucesso dos gregos na Guerra de Troia.

O projeto é coordenado por Daniel Felipe Couto Vieira Silva, doutorando em Filosofia na UFMG e atuante na extensão da Faje, Felipe Magalhães Francisco, mestre em Teologia pela Faje, Maria Cecília Coelho, professora de Filosofia Antiga na Fafich, Sandra Maria Bianchet, professora de Latim na Fale, e Marina Mortoza, doutora em Letras Clássicas pela Fale, professora de inglês do Instituto Cecília Meireles (ICM2) e do Cursinho Popular Dom Quixote (Fale).

As sessões serão realizadas no Auditório Dom Helder Câmara, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Avenida Dr. Cristiano Guimarães, 2.127 – Planalto, Belo Horizonte). Os filmes são falados em grego moderno e inglês e têm legendas em português.

Contatos com os cineclubes podem ser feitos pelos emails cineamufmg@gmail.com secccaeu@faje.asav.org.br.

Descrição Imagem
Cena de 'Nunca aos domingos', de Jules Dassin Foto: divulgação