Evento cultural

Coletivo de alunos e professores da Uemg apresenta concerto de música contemporânea

Uma combinação de poesia, vídeo e música contemporânea marca o concerto do grupo Ateliê Coletivo nesta segunda-feira, 7 de novembro de 2022, às 19h30, no Conservatório UFMG. O coletivo apresentará diversas vertentes da canção contemporânea, mesclando improvisação, performance e criação.

O programa inclui obras com instrumentação livre de Gilberto Mendes e Marco Antônio Guimarães, arranjos para flauta de Giacinto Scelsi e um arranjo da obra Le merle noir, de Olivier Messiaen, originalmente composta para flauta e piano.

Em atividade desde 2015, o Ateliê Colativo é formado por alunos e professores da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), que se dedica à interpretação da música contemporânea. É coordenado por Alice Belém e Felipe Amorim e já apresentou concertos nas principais universidades mineiras.

O repertório do grupo abrange obras de diversos compositores da atualidade, com destaque para as encomendas e estreias de obras de Eduardo Campolina (1955), Levy Oliveira (1993), Marco Scarassatti (1971), Rafael Felício (1994), Thais Montanari (1986) e Douglas Boyce (1970).

O Ateliê Coletivo é formado por Alice Belém (piano), Adelson Brito (flauta transversal), César Baracho (saxofone alto), Edu Pio (violão), Eleilton Cruz (eufônio), Fábio Viana (flauta), Felipe Amorim (flauta), Frederico Campos (flauta transversal), Ivan Egídio (saxofone), Marcus Gabriel (contrabaixo), Matheus Lanes (canto), Thelma Lander (piano) e Wallace Mariano (contrabaixo).

Descrição Imagem
Grupo vai interpretar obras de Gilberto Mendes, Marco Antônio Guimarães, Giacinto Scelsi e Olivier Messiaen Imagem: montagem de Alice Belém

Concerto Músicas dos séculos 20 e 21
Ateliê Coletivo