Evento cultural

Coletivo Mestre Conga reverencia a história do samba em show de encerramento do 55º Festival de Inverno

O 55º Festival de Inverno da UFMG chega ao fim nesta quinta-feira, 27 de julho de 2023, após nove dias de intensa programação. O evento que encerra as atividades é a roda de samba do Coletivo Mestre Conga, às 19h, no Conservatório UFMG. Sambistas de Belo Horizonte como Doris, Paizinho do Cavaco, Lulu do Império, Aninha Felipe, Fabinho do Terreiro e Marina Gomes, são convidados especiais da apresentação.

No repertório, estão composições autorais e clássicas do samba, todas acompanhadas por banda e pelo coro da Velha Guarda da Escola de Samba Unidos dos Guaranys, da Pedreira Prado Lopes, de Belo Horizonte. Segundo os organizadores, será um momento de reverência ao samba e à sua história.

O Coletivo, que reúne sambistas de Belo Horizonte e membros de todas as regionais da cidade, está desenvolvendo o inventário participativo para registro do samba como patrimônio cultural imaterial de Belo Horizonte. A parceria reúne o Projeto República da UFMG, e a Prefeitura de Belo Horizonte. A proposta surgiu durante uma live, realizada em abril de 2021.

Exposições
Cinco exposições estão abertas para visitação, sendo três no Centro Cultural, uma no saguão da Reitoria e outra no Espaço do Conhecimento. Todas têm entrada gratuita. Shirley Paes Leme é a autora dos trabalhos expostos em Respiração, que trata da relação dos filtros de ar-condicionado com a respiração. Em Carta aos escritores do meu ramo, Lucia Castello Branco reúne cartas que trocou com a escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol, além de seus manuscritos e publicações.

Edgar Kanaykõ Xakriabá assina a exposição Marco ancestral, com fotografias que trazem o olhar indígena para a universidade e para os espaços de arte da cidade. Culturas de resistência – Substratos transformadores, com curadoria de Fabrício Fernandino e Mateus Souza, reúne desenhos, pinturas, gravuras, manuscritos, registros audiovisuais, fotolitos, instalações, objetos artesanais, sites interativos, podcasts, fotografias e publicações dos acervos da universidade que evocam a noção de resistência cultural. Mundos indígenas, no Espaço do Conhecimento, apresenta a história dos povos indígenas pelo olhar de curadores indígenas dos povos Yanomami, Ye’kwana, Xakriabá, Tikmῦ’ῦn (Maxakali) e Pataxoop.

International Congress of Aesthetics
A UFMG também sedia o principal congresso de estética do mundo. Na Fafich, o 22nd International Congress of Aesthetics terá, até 28 de julho, palestras com acadêmicos de mais de 20 países. A programação pode ser consultada no site do evento.

Descrição Imagem
Velha Guarda da Escola de Samba Unidos dos Guaranys em apresentação Foto: Emerson Augusto

Ficha técnica

Atividades do último dia do Festival de Inverno da UFMG
Data: 27 de julho de 2023
Local: Conservatório UFMG (Avenida Afonso Pena, 1.534, centro de Belo Horizonte)
Evento gratuito

Serviço

27 de julho de 2023

Conservatório UFMG

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca

Avenida Afonso Pena, 1.534, centro de Belo Horizonte