Evento cultural

Com jazz, soul e funk no repertório, grupo inspirado nas big bands americanas realiza concerto no Conservatório

O grupo musical Cefart Big Band é a atração da próxima edição da série Conexões Musicais, agendada para esta terça-feira, 18 de outubro de 2022, às 19h30, no Conservatório UFMG. Seu repertório contempla a tradição musical americana, com canções de jazz, soul e funk, e propõe interpretações da música brasileira, incluindo samba, bossa nova, baião e forró.

O grupo é uma iniciativa artístico-pedagógica inspirada no formato das big bands, orquestras de jazz americanas com saxofones, trompetes, trombones, piano, contrabaixo, guitarra, bateria e voz. Além de sucessos de Tom Jobim, Pixinguinha, Henry Mancini e George Gershwin, o show da Cefart Big Band contém obras reverenciadas  pela tradição musical popular americana e brasileira do século 20.

Uma canção que ilustra essa formação instrumental é Night and day, de Cole Porter, compositor estadunidense considerado um dos melhores do século passado. Originalmente composta em 1932 para um musical e posteriormente adaptada ao cinema, a canção já foi interpretada por artistas como Ella Fitzgerald, Frank Sinatra e Lady Gaga. Outra canção representativa é September, do grupo Earth, Wind & Fire, grande sucesso da música pop americana, que mostra a versatilidade dessa formação musical.

Cefart Big Band
O grupo foi criado para desenvolver habilidades dos alunos do curso de música do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado (Cefart). Ao propor uma grande variedade de estilos musicais, a Cefart Big Band proporciona aos alunos desenvolvimento técnico e artístico, abrangendo o domínio do instrumento e a desenvoltura de sua performance musical.

Repertório
The pink panther, de Henry Mancini; arranjo de Dave Wolpe
Night and day, de Cole Porter; arranjo de Dave Wolpe
Summertime, de George Gershwin; arranjo de Frederico Natalino