Evento cultural

Conservatório lança novos trechos de recitais de música popular e erudita no YouTube

O projeto Notas de memória, do Conservatório UFMG, que está disponibilizando no YouTube trechos de apresentações musicais pertencentes ao seu acervo, lança, a partir desta quarta-feira, 10 de junho de 2020, novos trechos de recitais de música popular e erudita. Estarão na plataforma de vídeo partes dos shows de Boi Luzeiro, Susana Castro Gil e Matheus Ramos, com participação de Ivan Corrêa e Samy Erick, e do Duo Sofia Leandro e Bruno Santos.

Será exibida uma apresentação do show Ser-Tão, do grupo Boi Luzeiro, que mostrou composições autorais sobre terra, rio, sentimentos, sertão, corpo e natureza, misturadas a declamações e breves encenações. A banda de Belo Horizonte é influenciada pela cultura popular de diversas regiões do país, como folia de reis, maracatu de baque virado, coco, congo, ciranda e lavadeiras do Norte de Minas.

O trecho de Susana Castro Gil integra a apresentação Performando conexões: a criatividade performativa na interlocução musical. O evento foi marcado por um recital-conversa, que compõe a pesquisa de mestrado que a artista desenvolve na área da performance, com orientação da professora Ana Cláudia de Assis. O espetáculo apresentou repertório de piano solo em diferentes espaço-tempos.

O concerto de Matheus Ramos, ao lado dos convidados Ivan Corrêa e Samy Erick, mostrou arranjos originais e releituras que mesclam jazz, samba, baião, congado, maracatu e outros gêneros musicais. Matheus Ramos já tocou com Chico Amaral, Toninho Horta, Enéias Xavier, Wilson Lopes, Marina Machado, Joarez Moreira, entre outros músicos.

O Duo Sofia Leandro (violino) e Bruno Santos (marimba) apresentou, no ano passado, um concerto de música erudita com repertório de música contemporânea. A dupla foi criada em 2016, com o objetivo de explorar a música original e adaptada para a formação violino e percussão e de divulgar criações de compositores da América Latina e de países de língua portuguesa. Sofia e Bruno são professores da Universidade Federal de São João del-Rei.

Descrição Imagem
Grupo Boi Luzeiro tem influência da cultura popular de diversas regiões do país Divulgação

Ficha técnica

O projeto Notas de memória, do Conservatório UFMG, que está disponibilizando no YouTube trechos de apresentações musicais pertencentes ao seu acervo lança, a partir desta quarta-feira, 10 de junho de 2020, novos trechos de recitais de música popular e erudita. Serão lançadas partes dos shows de Boi Luzeiro, Susana Castro Gil e Matheus Ramos, com participação de Ivan Corrêa e Samy Erick, e do Duo Sofia Leandro e Bruno Santos.

Será exibida uma apresentação do show Ser-Tão, do grupo Boi Luzeiro, que mostrou composições autorais sobre terra, rio, sentimentos, sertão, corpo e natureza, misturadas a declamações e breves encenações. A banda de Belo Horizonte é influenciada pela cultura popular de diversas regiões do país, como folia de reis, maracatu de baque virado, coco, congo, ciranda e lavadeiras do Norte de Minas.

O trecho de Susana Castro Gil refere-se à apresentação Performando conexões: a criatividade performativa na interlocução musical. O evento foi marcado por um recital-conversa, parte da pesquisa de mestrado que a artista desenvolve na área da performance, com orientação da professora Ana Cláudia de Assis. O espetáculo apresentou repertório de piano solo em diferentes espaço-tempos.

O concerto de Matheus Ramos, ao lado dos convidados Ivan Corrêa e Samy Erick, mostrou arranjos originais e releituras que entrelaçam jazz, samba, baião, congado, maracatu e outros gêneros musicais. Matheus Ramos já tocou com Chico Amaral, Toninho Horta, Enéias Xavier, Wilson Lopes, Marina Machado, Joarez Moreira, entre outros músicos.

O Duo Sofia Leandro (violino) e Bruno Santos (marimba) apresentaram, no ano passado, um concerto de música erudita com repertório formado por obras de música contemporânea. A dupla foi criada em 2016, com o objetivo de explorar a música original e adaptada para a formação violino e percussão e de divulgar criações de compositores da América Latina e de países de Língua Portuguesa. Sofia e Bruno são professores da Universidade Federal de São João del Rei.

Serviço

10 a 30 de junho de 2020

YouTube

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca

comunica@conservatorio.ufmg.br

www.conservatorio.ufmg.br