Evento cultural

Segunda, às 19h30: concerto mistura música, tecnologias digitais, teatro, literatura e linguagem de sinais

O Conservatório UFMG recebe, nesta segunda-feira, 28 de agosto de 2023, o concerto de abertura do 13º Congresso internacional IAWIS/AIERTI, que será realizado na Faculdade de Letras (Fale) da UFMG até 1º de setembro. O evento, gratuito e aberto ao público, começa às 19h30 e reúne artistas em filmes-concerto que propõem o diálogo entre música e peças audiovisuais.

Sob a organização e direção artística de Cecília Nazaré de Lima, compositora e professora da Escola de Música da UFMG, o concerto apresenta tecnologias digitais, teatro, literatura e a linguagem de sinais em diferentes configurações performáticas. Segundo texto de divulgação, o resultado "é uma amálgama rica de significações e expressividades que transcendem o foco na qualidade sonora das obras musicais, expandindo, também, a fruição e o significado dessas obras."

Cantos da memória, de Leonardo Branco e Lucas Campos, tem composição de Paulo C. Chagas. Em 17 minutos, a soprano Mônica Pedrosa e o violonista Fernando Araújo apresentam trechos de Canções de Adélia. O filme rememora a história de uma mulher que pendura objetos em um varal. Em Élévation, Rodrigo Miranda, Alexandre Silva e Thiago Otoni unem piano a clarinetas em canção de Cecília Nazaré de Lima. A obra de quatro minutos é inspirada em poema homônimo de Charles Baudelaire, cujos versos descrevem um voo sobre coisas terrenas. Hush, escrito por Tonia Ko para a dupla New Morse Code, mapeia conceitos de texto e canto na combinação instrumental de percussão e violoncelo. Extraindo trechos do conto The string quartet, de Virginia Woolf, os artistas transmitem a agitação da fala e da conversa em contraste com a simplicidade da música. A interpretação é do Duo Qattus.

Música para surdos
Canção de ver, interpretada por Andréa Peliccioni e Renata Cicarini, resgata composições de Villani-Côrtes. A peça tem 14 minutos e visa proporcionar uma experiência musical a pessoas surdas por meio de performance musical cantada em Libras. Para compô-la, Andréa buscou o estreitamento de laços com a cultura surda e o aprofundamento do conhecimento da Libras, de semiologia musical, das teorias tradutórias e da intermidialidade, em estudos desenvolvidos, atualmente, em seu doutorado na Escola de Música da UFMG.

O concerto será encerrado com a composição Cheio de dedos, interpretada pelo violonista Sebastián Barroso. A performance experimental propõe associar manifestações artísticas de naturezas distintas – musical, pictórica, poética, teatral ou visual – a um objeto artístico.

Sedimentando texto e imagem
O 13º Congresso Internacional Iawis/Aierti é centrado no conceito de "sedimentação', articulado a reflexões sobre o texto e a  Imagem. Esse termo, em seu sentido literal e metafórico, abrange questões históricas, teóricas e temáticas que atravessam as produções culturais, literárias e artísticas, considerando as tensões, articulações e oscilações que entrelaçam a palavra e a imagem.

Descrição Imagem
Filmes-concerto propõem diálogo entre música e peças audiovisuais Foto: divulgação

Concerto de abertura do 13º Congresso internacional IAWIS/AIERTI
Data: 28 de agosto de 2023