Evento acadêmico

Especialização da Fale recebe jornalista Eliara Santana para aula inaugural on-line

O Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (Poslin), da Faculdade de Letras (Fale), inaugura o curso de especialização em Linguagens, Tecnologias e Educação (LTE) com aula on-line da jornalista Eliara Santana, que vai abordar Sistema de desinformação, democracia e o papel do letramento midiático. O evento, agendado para a próxima terça-feira, 19 de abril de 2022, às 19h, será aberto para a comunidade externa e terá transmissão simultânea pelo canal do LTE no YouTube.

Eliara propõe “uma compreensão do papel das mídias na sociedade”. O letramento midiático e informacional é “um arcabouço, um conjunto essencial de conceitos, ferramentas e práticas, especialmente na conjuntura brasileira. Eles são interligados”, explica a jornalista. Para a compreensão de um desses elementos, o papel do outro deve ser considerado.

O programa estrutura-se em 10 disciplinas a distância e um seminário on-line para avaliação dos pré-projetos. A duração é de quatro semestres: são 360 horas e 24 créditos.

Cursos a distância
As inscrições para o curso, que é oferecido uma vez ao ano, já foram encerradas, mas  haverá em breve a seleção para 2023, garante o coordenador, professor Ronaldo Corrêa Gomes Júnior. O Poslin oferta outros dois cursos a distância no primeiro semestre de 2022: Ensino e gramática e Língua inglesa.

Os alunos que concluírem o curso receberão o mesmo diploma que os formados nos cursos de especialização presenciais da UFMG.

O curso já era oferecido na modalidade remota antes da pandemia, pois o objetivo é dar a oportunidade de formação a pessoas de todo o país, segundo Ronaldo Gomes. É uma chance para interessados em adquirir mais conhecimentos sobre a cultura digital, ambientes virtuais de aprendizagem e o uso de tecnologia em sala de aula.

Desnudando a mídia
A jornalista Eliara Santana, que ministrará a aula inaugural do curso, acredita que é preciso entender a desinformação como “um sistema complexo e bem estruturado em que as notícias falsas são algumas das manifestações”.

“Esse sistema de desinformação, que envolve muitos atores, pode ser pensado como um ecossistema, e esse ecossistema impacta seriamente o funcionamento democrático, porque, entre outras coisas, impede os cidadãos de fazerem escolhas — desde a vacina no filho até o candidato à presidência — baseados em informações corretas”, afirma a jornalista.

Eliara Santana também é doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas e pesquisadora colaboradora do IEL/Unicamp. Sua área de pesquisa é a desinfodemia no Brasil. Ela ministra oficinas sobre crítica da mídia e eleições, fake news e desinformação.

Eliara assina a coluna Desnudando a mídia no portal de notícias Viomundo. Nos textos, ela trata, de forma aprofundada, dos mecanismos, técnicas e linguagens utilizados pela mídia tradicional em matérias, principalmente, sobre a política brasileira.

Descrição Imagem
“O letramento midiático possibilita uma compreensão do papel das mídias na sociedade”, explica a jornalista Eliara Santana Arquivo pessoal