Evento cultural

‘Da Espanha aos acampamentos na Hungria’: Ars Nova estreia nova série de concertos

O Ars Nova – Coral da UFMG sobe ao palco do auditório do Conservatório UFMG nesta terça-feira, 27 de junho de 2023, para lançar uma nova série de concertos. Em Da Espanha aos acampamentos na Hungria, o coral interpretará músicas para coro à capela e coro e piano e trará de volta obras que marcaram o início do ano, além de peças inéditas. Estão no repertório composições de Einojuhani Rautavaara, Arvo Pärt, Johannes Brahms e Franz Schubert. O concerto começa às 19h30.

Considerado um dos mais notáveis compositores finlandeses, com seu estilo neorromântico e místico, Einojuhani Rautavaara absorveu uma variedade de influências para criar uma linguagem musical própria, encontrada em Suíte de Lorca, opus 72 (1973). A peça tem quatro breves mas intensos movimentos inspirados em poemas do espanhol Federico García Lorca. Os quatro poemas escolhidos pelo compositor traduzem a morte como algo inevitável, com a qual se convive normalmente.

Misticismo e vida nômade
Em The beatitudes (As bem-aventuranças, 1990), o compositor estoniano Arvo Pärt inspirou-se no texto do Evangelho de Mateus para escrever uma obra homofônica em que é explorada a técnica do tintinnabuli, criada e desenvolvida por ele. Essa técnica, influenciada pelas experiências místicas do compositor, consiste na utilização exclusiva das três notas de uma tríade em ao menos uma das vozes da textura musical.

A vida nômade dos ciganos e sua proximidade espontânea com a música sempre foram atrativos para os compositores românticos, e o alemão Johannes Brahms não fugiu à regra. Em 1887, o tradutor de canções húngaras Hugo Conrat selecionou 11 das 25 canções que havia traduzido e as apresentou a Brahms, que as transcreveu com humor, mas sem intenção de contar uma história, em Zigeunerlieder (Canções ciganas).

Die vier gesänge (As quatro canções, 1822), interpretadas em coro a quatro vozes e piano, estão entre as melhores obras do compositor austríaco Franz Schubert. Pouco conhecidas atualmente, as obras eram populares na época em que foram escritas e chegavam a ser interpretadas tanto em ocasiões informais quanto em concertos célebres.

"Com a escolha desse repertório, o Ars Nova – Coral da UFMG espera transmitir a emoção de poder performar e compartilhar músicas", informa o texto de divulgação do evento.

Descrição Imagem
Obras de Einojuhani Rautavaara, Arvo Pärt, Johannes Brahms e Franz Schubert estão no repertório do Ars Nova Foto: divulgação

Concerto Da Espanha aos acampamentos na Hungria
do Ars Nova – Coral da UFMG