Evento acadêmico

Dia 10, às 9h30: Nívio Ziviani ministra aula magna sobre empreendedorismo e inteligência artificial

A aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica (PPGIT) da UFMG será ministrada nesta sexta-feira, 10 de março de 2023, a partir das 9h30, pelo professor emérito do Departamento de Ciência da Computação Nívio Ziviani. A aula, aberta à comunidade, ocorrerá no auditório II (Aluísio Pimenta) do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas, no campus Pampulha.

Segundo Ziviani, “uma forma importante de geração de riquezas nos países desenvolvidos é a criação de empresas startup a partir de resultados de pesquisa”. Durante a aula, o professor discorrerá sobre a importância de mobilizar conhecimento na Universidade para geração de riqueza por meio de empreendimentos inovadores, em que a Inteligência Artificial cumpre papel cada vez mais estratégico.

Casos de sucesso
Nívio Ziviani acrescenta que serão apresentados casos de sucesso na área da saúde. “A IA possibilita que máquinas aprendam com experiências e se ajustem a novas entradas de dados, o que dá aos computadores capacidade de aprender sem serem explicitamente programados”, explica.

O professor emérito é membro dos conselhos de Administração da Falconi Participações, da Kunumi, da Unidade Embrapii do DCC/UFMG e dos conselhos técnico-científicos do Instituto Hercílio Randon e do Laboratório Nacional de Computação Científica. É doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Waterloo (Canadá) e membro da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico nas classes Comendador (2007) e Grã-Cruz (2018).

Como empreendedor, Ziviani fundou empresas com base no conhecimento gerado no DCC: Miner (adquirida pelo Grupo Folha de S. Paulo/UOL em 1999), Akwan (adquirida pela Google Inc. em 2005), Neemu (adquirida pela Linx em 2015) e Kunumi (fundada em 2016).

É autor do livro Projeto de algoritmos e coautor de mais de 180 artigos científicos nas áreas de algoritmos, recuperação de informação e inteligência artificial.

Leia sobre o Centro de Inovação em Inteligência Artificial em Saúde (CIIA-Saúde), implantado na UFMG em 2022.

Descrição Imagem
Professor emérito do DCC, Nívio Ziviane Foto: Foca Lisboa| UFMG

Aula magna sobre empreendedorismo e inteligência artificial

7 a 10 de março de 2023