Evento acadêmico

Direitos Humanos são tema de escola de verão nesta semana

Será realizada nesta semana (17 a 21 de fevereiro de 2020), a primeira edição da Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos. A aula de abertura está marcada esta segunda-feira no auditório principal da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), no campus Pampulha, a partir das 8h. A professora Adriana Orsini, da Faculdade de Direito, vai introduzir a temática sob a perspectiva do fortalecimento da democracia e das possibilidades de suas realizações e interconexões.

As aulas, que seguirão até 18h30 de sexta-feira, 21, reunirão estudantes, profissionais, servidores docentes e técnico-administrativos da UFMG, gestores, representantes de movimentos sociais e de políticas públicas, incluindo oriundos de países latino-americanos. As aulas serão ministradas em português e espanhol por docentes da UFMG, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidad Nacional del Litoral (Argentina) e da Universidad de la Republica (Uruguay).

O objetivo da Escola de Verão é promover a formação em direitos humanos de forma multidisciplinar, destacando os aspectos históricos, políticos, sociais, educacionais, jurídicos, subjetivos e culturais. Além disso, a formação vai propor a transversalidade da temática, articulando áreas diversas do conhecimento.

A oferta do curso é a primeira atividade da Cátedra de Direitos Humanos, lançada no 2019 no âmbito da AUGM, entidade que reúne instituições de ensino superior do Brasil, da Argentina, do Uruguai, do Chile e do Paraguai.

Os encontros somarão 34 horas-aula e valerão certificados para aqueles que concluírem, no mínimo, 80% das atividades.

Descrição Imagem
Vista do prédio da Face, onde serão realizadas as atividades da Escola de Verão Foca Lisboa / UFMG