Evento cultural

Lançamento de Estraladabão, selo infantojuvenil da Editora UFMG

A  Editora UFMG lança, no dia 5, o selo Estraladabão, dedicado às publicações infantojuvenis. A novidade marca movimento feito nos últimos anos de entrada mais estruturada nesse mercado.

O lançamento integra proposta de reformulação da Editora, que, a partir de agora, organizará todas as suas obras em selos autônomos – ainda que parte delas continue submetida ao que pode ser chamado de selo-base da Casa, a própria chancela Editora UFMG.

A princípio, estão sendo criados o selo infantojuvenil e outro direcionado à produção intelectual da comunidade acadêmica.

A escolha do nome Estraladabão para o selo infantojuvenil é uma homenagem ao pesquisador, escritor e dramaturgo Angelo Machado, que também é professor emérito da UFMG. No livro Estraladabão-tão-tão, o trovão, Machado escreve a história de uma menina que vê o tempo fechar e se assusta com os trovões que tomam o céu. Na história, a mãe da garota aproveita a ocasião para explicar a ela os fenômenos naturais. Ao compreender racionalmente o evento, a menina acaba perdendo o medo.

A temática do livro de Angelo Machado, que será homenageado durante o lançamento, alude diretamente à primeira coleção lançada pelo novo selo da editora, denominada Universidade das Crianças. Nela, professores e pesquisadores constroem narrativas que adaptam o conhecimento científico ao universo infantil. Seis livros já foram lançados. Outros volumes devem chegar às livrarias nos próximos meses.

Se na coleção Universidade das Crianças o foco das publicações é exclusivamente a divulgação científica, no âmbito do selo Estraladabão o trabalho com o saber acadêmico não é regra, ainda que deva ser recorrente, na medida de sua submissão a uma editora universitária.

Descrição Imagem
Identidade visual do selo infantojuvenil Reprodução