Evento acadêmico

Educação antirracista é tema de discussão no Espaço do Conhecimento

O Espaço do Conhecimento UFMG recebe, neste sábado, 19 de novembro de 2022, educadores, estudantes dos cursos de licenciatura e demais interessados em adotar práticas antirracistas na educação de crianças e adolescentes para o debate Espelhos literários: a representação e a representatividade na sala de aula.

O evento, que terá início às 14h, é mais uma edição do Educação na Praça, programa de formação de educadores do Espaço. Para participar, é necessário fazer a inscrição gratuita pelo formulário eletrônico. Haverá tradução simultânea em Libras, e os participantes receberão certificado.

Como parte da programação do Novembro Negro no museu, que promove atividades para refletir sobre o racismo e celebrar a negritude, a formação discutirá o letramento racial nas salas de aula. Para isso, serão apresentadas obras literárias adotadas para o desenvolvimento de projetos pedagógicos antirracistas na educação básica.

A conversa será conduzida pela professora Mara Catarina Evaristo (Makota Mulonji), gerente das relações étnico-raciais na Secretaria de Educação de Belo Horizonte. Mara se define como "mulher preta, mãe de dois sóis, irmã de quatro pérolas, filha de boas pessoas". Seus campos de interesse são a infância e o direito à cidade, equidade étnico-racial na educação e práticas pedagógicas antirracistas.

A professora tem se destacado pela sua atividade na Prefeitura de Belo Horizonte, promovendo políticas públicas contra o racismo e atuando como uma das coordenadoras dos Núcleos de Estudos das Relações Étnico-Raciais da rede municipal de educação. Além disso, ela integra o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Descrição Imagem
No mês da consciência negra, encontro discutirá abordagens de letramento racial em escolas Foto: Núcleo de Ações Educativas | Espaço do Conhecimento UFMG

Ficha técnica

Encontro Educação na Praça: Espelhos literários: a representação e a representatividade na sala de aula