Evento acadêmico

Sábado, às 11h: Educação é tema de dois lançamentos da Editora UFMG

Duas obras na área da educação serão lançadas nesta semana pela Editora UFMG: Teatro-conversação na escola: o uso do Teatro na Conversação como mediador de conflitos na Educação, de Libéria Rodrigues Neves, e Teoria da Atividade em construção: possíveis diálogos, organizado por André Augusto Deodato e Teresinha Fumi Kawasaki. O evento de lançamento será neste sábado, 8 de julho de 2023, na Quixote Livraria e Café (Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi – BH), das 11h às 14h.

Teatro-conversação na escola... é resultado de duas décadas de estudo da pesquisadora e professora da UFMG Libéria Rodrigues Neves. O livro expõe reflexões sobre as possibilidades de incorporação do teatro como metodologia de pesquisa-intervenção e mediação no campo da educação. A confluência das contribuições do Teatro do Oprimido, da psicologia educacional e da teoria psicanalítica propiciou a proposição do Teatro-conversação, dispositivo constituído a partir da introdução de Jogos Teatrais na metodologia da Conversação (de orientação psicanalítica). O recurso é capaz de convidar os sujeitos (da educação) a implicarem-se nos impasses constatados na escola.

Teoria da Atividade em construção reúne oito pesquisas acadêmicas que tratam da aprendizagem do conhecimento escolar historicamente produzido nos campos da Matemática e da Física. Em suas investigações, os autores abordam sistemas de atividade em diversos contextos, particularmente nos ambientes escolares. Eles analisam a demanda de aprendizagem de indígenas, por meio de múltiplos sistemas de atividades interculturais, explicitam tensões que surgem quando professores e alunos são confrontados na relação de poder e autoridade que permeia a organização de ensino e aprendizagem, indicam os motivos pelos quais alunos se engajam ou não em atividades escolares, propõem reflexão sobre a alienação nas atividades humanas, descrevem ciclos e miniciclos expansivos de ações de aprendizagem dentro do sistema de atividades escolares e utilizam os conceitos da Teoria da Atividade para a elaboração de instrumentos de avaliação. André Deodato é professor da Universidade Federal de Ouro Preto, e Teresinha Kawasaki é professora da Faculdade de Educação da UFMG.

Os livros serão vendidos no sábado e já estão no site da Editora UFMG.

Livro: Teatro-conversação na escola: o uso do Teatro na Conversação como mediador de conflitos na Educação
Autora: Libéria Rodrigues Neves Editora UFMG
235 páginas | R$ 66

Livro: Teoria da Atividade em construção: possíveis diálogos