Em palestra na Fale, professora da Uerj aborda a figura de Eva na obra de Antônio Vieira
O grupo Retorar, da UFMG, recebe, nesta quinta, dia 30 de outubro, a professora Ana Lúcia Oliveira, que vai ministrar, na Faculdade de Letras, palestra sobre a figuração de Eva na obra sermonística de Antônio Vieira, especialmente no Sermão do demônio mudo e no Sermão da degolação de S. João Batista. A atividade terá início, às 13h30, na sala 4063, na Faculdade de Letras.
A docente, que também vai apresentar, em Belo Horizonte, um dos seminários 1ª Escola Brasileira de Retórica: eloquência clássica e jesuítica, é professora titular da área de literatura brasileira na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde também se doutorou com a tese Por quem os signos dobram: uma abordagem das letras jesuíticas.
Expoente na área de Letras, com ênfase em literatura brasileira, Ana Lúcia atua principalmente nos seguintes temas: letras seiscentistas, retórica, Antônio Vieira, Gregório de Matos e alegoria. Atualmente, é integrante da diretoria da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR), além de membro da Society for the History of Rhetoric (ISHR) e da International Society for the History of Jesuit Rhetoric (ISHJR).
Recusa do anacronismo
Ana Lúcia Oliveira também lançará o seu recente livro À roda de Antônio Vieira (Editora 7Letras, 2025). Segundo a editora, o volume reúne uma série de ensaios dedicados à obra sermonística de Antônio Vieira. Embora escritos em momentos distintos, os textos compartilham uma mesma abordagem crítica: a recusa do anacronismo e o esforço de não dissociar a representação colonial dos condicionamentos históricos da prática teológico-retórica que a sustenta.
Para preservar a historicidade das práticas discursivas do século XVII, os ensaios propõem a análise dos sermões de Vieira em relação com outras práticas coetâneas e com os critérios retóricos que organizavam os discursos de sua época. O resultado é uma leitura que insere a obra vieiriana em seu próprio tempo, sem abrir mão da complexidade conceitual que ela demanda.
Ao articular comparatismo e transdisciplinaridade, o livro busca iluminar a multiplicidade de vínculos que atravessam a produção de Vieira – com a filosofia, a teologia, a retórica e as artes –, oferecendo ao leitor uma constelação de entradas para o entendimento de sua linguagem e de seu mundo.
Para os que participarem e assinarem a lista de presença do evento, a Editora oferecerá desconto de 30% na compra do livro; a participação é gratuita e não exige inscrição e vale certificado.
O encontro é promovido pelo Grupo Retorar, fundado em 2014 pelas professoras Helcira Lima (Fale) e Maria Cecília de M. N. Coelho (Fafich).
