Evento cultural

Aula de 'passinho' e evento que celebra as festas-refúgio LGBTI+ são atrações do último dia do Festival de Verão

Uma aula aberta de passinho e evento que celebra as festas-refúgio da comunidade LGBTI+ são os destaques da programação que encerra, nesta quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020, o 14º Festival de Verão UFMG.

A partir das 18h, no Centro de Referência da Juventude (CRJ), Dudu Sorriso ensinará os fundamentos do passinho, estilo que surgiu nas festas das favelas do Rio de Janeiro.

Mais tarde, às 20h, no mesmo local, será realizado o evento-competição Verão vogue bailão, que celebra a cultura Ballroom e as festas-refúgio que, desde meados do século 20, ocorrem pelo mundo como espaços seguros para a população LGBTI+.

O bailão terá batalhas individuais e em grupo de Vogue e Runway (passarela). Na categoria Pixo/Grafite, os participantes terão de transpor a força dessas expressões urbanas em seus looks. Já na categoria Tag Team Performance, cada dupla ou grupo terá dez segundos para apresentar uma coreografia que unirá vogue e passinho malado.

Durante o intervalo, haverá a apresentação da performance A urgência da ineficiência – o corpo disponível, desenvolvida pelo bailarino e coreógrafo Tuca Pinheiro.

Economia solidária
A PeriFeira, iniciativa de economia solidária, tem seu último dia de atividades hoje, das 16h às 21h. O evento tem o objetivo de fortalecer os empreendimentos de jovens moradores da periferia de Belo Horizonte e de sua região metropolitana, além de inserir na agenda da capital um espaço de oferta de produtos e serviços produzidos por eles

A feira conta com grande variedade de produtos, todos feitos à mão, nas áreas de moda, artesanato, vestuário, papelaria, cosméticos naturais e alimentação, entre outras. A iniciativa ocorre uma vez por mês no Centro de Referência da Juventude. Para esta edição especial, realizada durante o Festival de Verão UFMG, dez dos 35 estandes da feira foram reservados para expositores da comunidade da universidade.

Racismo, transfobia e ações afirmativas
Encerrando as rodas de conversa, o tema Superando o racismo e a transfobia: Ações afirmativas e permanência na Universidade será debatido no Festival. A conversa acontece às 15h30, no Centro de Referência da Juventude.

Descrição Imagem
No Verão Vogue, cada dupla ou grupo terá 10 segundos para apresentar uma coreografia que unirá vogue e passinho malado Divulgação / Festival de Verão UFMG