Evento cultural

Encontro Marcado com o poeta Ricardo Aleixo

O poeta Ricardo Aleixo é o convidado da edição de dezembro do Encontro Marcado, no Acervo de Escritores Mineiros da UFMG. O debate, gratuito e aberto ao público, acontece a partir das 18h na quinta-feira, 5 de dezembro, na Biblioteca Central.

Mediada pelo pelo poeta e pós-doutorando em estudos literários Kaio Carmona, a conversa acontece na exposição O Laboratório do Escritor, que por meio da recriação do ambiente de trabalho, e da exibição de manuscritos, fotografias, obras de arte, objetos pessoais e da biblioteca de autores mineiros propicia singular atmosfera literária, inspirando e provocando o diálogo entre público e convidado.

Ricardo Aleixo

Belo-horizontino de 1960, Ricardo Aleixo, filho de Américo Basílio de Brito (1911-2008) e Íris Aleixo de Brito (1918-2009), é poeta, artista visual e sonoro, performador, pesquisador das poéticas da voz e do corpo, cantor, compositor, ensaísta e editor. Aprendeu a ler em casa, com a mãe e o pai, que, a despeito da pobreza material em que vivia a família, legaram aos filhos – Fátima e Ricardo – o interesse pelas artes e pela literatura. Américo era cinéfilo, calígrafo e, aos 65 anos, começou a escrever poemas e contos infantis. Íris, que amava cantar, guardava em sua cabeça privilegiada um vasto repertório da música popular brasileira – dos ídolos do passado até nomes que surgiram dos anos 60 em diante. Em comum a ambos, também o gosto pelo rádio: ele, ligado no futebol; ela, fissurada nas radionovelas.

Foi, assim, sem grande surpresa que, numa certa tarde de 1979, o casal ouviu do seu caçula a informação de que abandonara o curso técnico de contabilidade para se dedicar, em tempo integral, ao aprendizado da poesia e da música. Registra-se que a essa altura Fatima já havia conseguido seu primeiro emprego e concluía o curso de letras na Universidade Federal de Minas Gerais, com o qual logo se decepcionou, ao compreender que o estudo da pletora de teóricos de nomes impronunicáveis que lhe foi impingida por quatro longos e tediosos anos não a transformariam na escritora que desejava ser um dia.

Ricardo Aleixo publicou, entre outros, os livros Pesado demais para a ventania (Todavia, 2018), Antiboi (LIRA/Crisálida, 2017 – finalista do Prêmio Oceanos 2018) e Modelos vivos (Ed. Crisálida, 2010 – finalista dos prêmios Portugal Telecom e Jabuti 2011). Já fez performances na Alemanha, na Argentina, em Portugal, na França, no México, na Espanha, nos EUA e na Suíça. Integra antologias, coletâneas e edições especiais de revistas e jornais dedicados à difusão da poesia brasileira nos EUA, na Argentina, em Portugal, na França, de País de Gales, em Angola e no México. O autor participou de importantes exposições coletivas, como Poiesis < Poema entre pixel e programa > (RJ, 2007), Radiovisual – Em torno de 4’33” (Bienal do Mercosul, Porto Alegre, 2009) e Poética Expositiva (RJ, 2011).

É curador do festival ZIP/Zona de Invenção Poesia&. Edita a revista Roda – Arte e Cultura do Atlântico Negro e a Coleção Elixir, de plaquetes tipográficas.

Encontro Marcado

Encontro Marcado tem o objetivo de fomentar o debate público acerca da literatura brasileira contemporânea e despertar talentos literários, além de dar a conhecer o Acervo de Escritores Mineiros da UFMG, importante espaço de pesquisa e memória da literatura nacional.

Descrição Imagem
Detalhe do espaço do Acervo na UFMG Foto: Natália Alves / Biblioteca Universitária UFMG