Evento cultural

Espetáculo teatral 'Os negros' é encenado no Centro Cultural

O Coletivo Impossível apresenta o espetáculo teatral 'Os Negros', no Centro Cultural UFMG, às 18h30 da sexta-feira, dia 26 de abril de 2019. A peça é uma adaptação de 'Os negros - uma clowneria', do dramaturgo francês Jean Genet, com direção do professor Rogério Lopes e atuação do grupo de alunos que encerrou a passagem pelo Curso Técnico de Formação do Ator do Teatro Universitário (TU) da UFMG em 2017.

A entrada é gratuita e integra o projeto Baixo Centro En[cena], como parte da programação do Circuito Cultural UFMG. A classificação indicativa é de 16 anos.

Enredo

Um tribunal é instalado para que uma corte composta por brancos julgue os crimes supostamente atribuídos a um grupo de negros. Entre depoimentos cômicos e estranhas reconstituições, fica perceptível que uma farsa foi montada para chamar a atenção para questões raciais.

A peça é representativa do denominado Teatro do Absurdo, escrita na década de 1950, apresentando aspectos do metateatro, o diálogo com elementos rituais e religiosos, o protagonismo de personagens marginalizados pela sociedade e o fato de abordarem uma espécie de “banalização do mal”, que traz a problematização de como naturalizamos a morte de pessoas negras.

Projeto Baixo Centro En[cena]

O Baixo Centro En[cena] faz parte da programação do Circuito Cultural realizado pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG nos Campus e equipamentos de cultura da universidade. O projeto tem como objetivo oferecer ao público do baixo centro de Belo Horizonte programação gratuita de espetáculos teatrais.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro Cultural UFMG)

Descrição Imagem
Espetáculo aborda racismo Coletivo Impossível

Ficha técnica