Evento cultural

Exposição na biblioteca do Coltec reúne pontes treliçadas em madeira feitas por ex-alunos

A Biblioteca do Colégio Técnico da UFMG (Coltec) abriga, até esta sexta-feira, 7 de julho de 2023, uma exposição de trabalhos em madeira de ex-alunos que concluíram a primeira série em 2018. Entre as obras estão pontes, fotos dos alunos durante as aulas, desenhos e livros pesquisados. As visitas, gratuitas, podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 21h30.

Pontes treliçadas em madeira foi organizada pela Biblioteca do Coltec em parceria com o professor Alexandre Martins, do setor de Técnicas Gerais de Laboratório (TGL), e com auxílio da aluna do curso de Biblioteconomia da UFMG Poliana Custódio, do estágio obrigatório.

Velho Oeste
A exposição remete ao século 19, quando foram erguidas na região do Velho Oeste americano, durante a corrida do ouro no Alasca, estruturas treliçadas – construções geométricas triangulares – em madeira para povoamento e escoamento de produção. Esse tipo de ponte é econômico e exige pouca manutenção, fatores propícios ao relevo de planícies vastas e montanhas íngremes da região.

Em 2018, alunos da primeira série do Coltec tiveram a oportunidade de modificar madeiras com ferramentas manuais e elétricas, usando noções de desenho técnico aprendidas na disciplina de TGL, ministrada por Alexandre Martins. O resultado foram as pontes treliçadas em exposição na biblioteca.

Descrição Imagem
Trabalhos são inspirados nas construções do Velho Oeste americano Foto: divulgação

Exposição Pontes treliçadas em madeira
Trabalhos finais de alunos da primeira série do Coltec em 2018