Evento acadêmico

Feira de Ciências do Norte de Minas recebe inscrições de escolas

No período de 7 a 9 de outubro, será realizada a 8ª edição da Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus da UFMG em Montes Claros. As escolas interessadas em participar com a exposição de projetos podem realizar a inscrição até o dia 27 de setembro de 2019, por e-mail - cmaquantum@gmail.com. As orientações estão disponíveis neste link.

O  tema central para os trabalhos é 'Educação de qualidade para o desenvolvimento sustentável', em concordância com o tema da Semana do Conhecimento da UFMG. No evento, serão expostos até vinte trabalhos técnico-científicos do ensino superior, fundamental, médio e médio-técnico. As propostas podem ser apresentadas nos formatos de mostra, oficinas ou apresentações culturais.

Charles Martins Aguilar, professor e coordenador da comissão organizadora do evento, ressalta que a Feira é um momento para a divulgação científica no meio acadêmico e também em meio à comunidade estudantil externa à universidade. “É um evento que promove a comunicação entre diferentes instituições de ensino, estimulando a iniciação à prática cientifica em estudantes a partir do ensino básico. Proporciona também ambientes de imersão na curiosidade e no saber, onde se percebe a interdisciplinaridade da ciência, o que estimula o surgimento de exposição de ideias, troca de saberes e suas discussões na dimensão do conhecimento científico”, disse.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas por e-mail para o endereço cmaquantum@gmail.com, com a apresentação do trabalho e ficha de inscrição preenchida (disponíveis no site). Serão aceitas inscrições de trabalhos de relevância técnico-científica, social e cultural, elaborados e desenvolvidos por estudantes e professores da educação básica, Superior e cursos técnicos, de instituições públicas e privadas, compatíveis com o formato da Mostra da Feira de Ciências. As informações gerais sobre as inscrições estão na chamada publicada na última semana.

A feira é aberta ao público e recebe a visitação de estudantes e professores do Estado, além de interessados da comunidade em geral. As escolas interessadas em realizar a visita, devem agendar com antecedência, com envio da ficha de inscrição pelo mesmo endereço de e-mail.

As fichas de inscrição e mais informações sobre o evento podem ser obtidas na página do ICA.