Evento cultural

Festival de Verão: Sarandeiros e Teuda Bara são as atrações de hoje

Ver cartaz do evento >

O 15º Festival de Verão da UFMG oferece nesta quarta, 10 de março de 2021, apresentações diversas de poesia, dança e teatro. A programação terá início às 12h, com a celebração dos 40 anos de história do Grupo Sarandeiros, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. O grupo de dança folclórica exibirá seis vídeos com coreografias desenvolvidas de forma remota pelos participantes ao longo de 2020. As produções, desdobramento do projeto Dançando em casa com os Sarandeiros, valorizam a diversidade cultural do Brasil.

Na sequência, às 12h30, será reexibida a segunda parte do sarau De quebrada: não procure no centro. A atração reúne poetas e slammers da Região Metropolitana de BH. O sarau será reprisado às 19h45. A atividade marcou o lançamento do livro de poesias De quebrada, produzido em 2020 pelos artistas do projeto e pela professora Emília Mendes, da Faculdade de Letras.

'A doida da cidade'
Às 19h, o destaque é o espetáculo Doida no quintal, com Teuda Bara e Admar Fernandes e direção de Inês Peixoto. A obra, adaptada para o formato virtual, é classificada como uma visita do espírito de Minas à loucura. Na história, a personagem principal, interpretada por Teuda, é uma mulher marginalizada, "a doida da cidade". Admar, filho da atriz, alterna-se na trama como interlocutor de Doida e como narrador.

A mostra Universidade cidade, que reúne projeções de obras nas áreas de música, dança, artes plásticas, meio ambiente e literatura, terá mais uma rodada de exibição. As projeções terão início às 19h30, na Estação São Gabriel, em Venda Nova. Uma hora depois, elas ocuparão a fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade.

Todas as atrações (com exceção das projeções) serão transmitidas pelo canal Cultura UFMG na plataforma YouTube. A programação integral está disponível no site do Festival

Descrição Imagem
Trabalho do Grupo Sarandeiros, que comemora 40 anos de trajetória, é inspirado nas tradições das festas e dos folguedos brasileiros Divulgação

Ficha técnica

O 15º Festival de Verão da UFMG contará, nesta quarta, 10 de março de 2021, com uma diversidade de apresentações de poesia, dança e teatro. A programação terá início às 12h com a celebração dos 40 anos de história do Grupo Sarandeiros, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. O grupo de dança folclórica exibirá seis vídeos com coreografias desenvolvidas de forma remota pelos participantes ao longo de 2020. As produções, desdobramento do projeto Dançando em casa com os Sarandeiros, valorizam a diversidade cultural do Brasil.

Na sequência, às 12h30, haverá a reexibição da segunda parte do sarau De quebrada: não procure no centro. A atração reúne poetas e slamers da Região Metropolitana de BH. O sarau será reprisado às 19h45. A atividade marcou o lançamento do livro de poesias De quebrada, produzido em 2020 pelos artistas do projeto e pela professora Emília Mendes, da Faculdade de Letras.

'A doida da cidade'
Às 19h, o destaque é o espetáculo Doida no quintal, com Teuda Bara e Admar Fernandes, e direção de Inês Peixoto. A obra, adaptada para o formato virtual, é classificada como uma visita do espírito de Minas à loucura. Na história, a personagem principal, interpretada por Teuda, é uma mulher marginalizada, "a doida da cidade". Admar, filho da atriz, alterna-se na trama como interlocutor de Doida e como narrador.

A mostra Universidade Cidade, que reúne projeções de obras nas áreas de música, dança, artes plásticas, meio ambiente e literatura, terá mais um rodada de exibição. As projeções ocorrerão a partir das 19h30, na Estação São Gabriel, em Venda Nova. Uma hora depois, elas ocuparão a fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade.

Todas as atrações (com exceção das projeções) serão transmitidas pelo canal Cultura UFMG na plataforma YouTube. A programação completa está disponível no site do Festival

10 de março de 2021

Online / Youtube