Evento acadêmico

Hoje, às 19h: ciclo on-line promove debate sobre sustentabilidade na produção de ferro e aço

A nova edição do encontro on-line do Ciclo Aberto de Encontros da disciplina Avaliação de ecoeficiência e sustentabilidade aplicada a projetos (Aesap) discutirá sustentabilidade em ambientes tecnológicos com redução substantiva de gases de efeito estufa (GEE) na produção de ferro e aço. Paulo Santos Assis, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), é o palestrante do evento, agendado para esta quarta-feira, 20 de março de 2024, às 19h, na plataforma Microsoft Teams.

O moderador da mesa é o professor Eduardo Coutinho de Paula, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (Desa/UFMG). Os comentários ficarão a cargo de Lindomar Gonçalves, docente da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Ouvintes que participarem pela primeira vez do ciclo devem preencher o formulário eletrônico para registro e acesso ao link da transmissão.

A produção de ferro e aço é amplamente reconhecida por sua elevada emissão de gases de efeito estufa. Em tempos de emergência climática, iniciativas tecnológicas destinadas à redução das emissões na indústria se tornaram fundamentais. O encontro abordará o tema sob a perspectiva de sustentabilidade.

O palestrante
Paulo Santos Assis é graduado em Engenharia Metalúrgica pela UFMG, com mestrado em Engenharia Metalúrgica pela mesma instituição e doutorado em Metalurgia na Rheinisch-Westfalische Technische Hochschule, em Aachen, na Alemanha. Ele trabalhou como pesquisador em indústrias do setor metalúrgico e foi assessor na Câmara de Engenharia e Arquitetura da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e diretor da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais, regional Minas Gerais.

Como coordenador de mais de 80 projetos de pesquisa e desenvolvimento, Paulo Assis apresentou mais de 300 contribuições técnicas a seminários nacionais, internacionais, revistas indexadas nacionais e internacionais. Além de docente da Ufop desde 1994, também é professor Honorário na Hebei Technology University, em Tangshan, na China. Seus temas de pesquisa são energia, fabricação de ferro e aço, meio ambiente e qualidade. Ele também atua nas áreas de siderurgia, injeção de materiais pulverizados, desenvolvimento de novos materiais, meio ambiente, projetos para melhoria da qualidade e aumento de produtividade.

Ciclo Aberto Aesap
O Ciclo Aberto é um projeto de extensão da UFMG, realizado pelo Desa e instituições parceiras, que surgiu da disciplina Avaliação de ecoeficiência e sustentabilidade aplicada a projetos, do Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Seu propósito é atingir o público externo com encontros gratuitos e de livre participação sobre questões ambientais e sustentabilidade.

Descrição Imagem
Produção de ferro e aço é reconhecida por sua elevada emissão de gases de efeito estufa Foto: Licença Creative Commons | Pxhere

Ficha técnica

Encontro on-line Sustentabilidade em ambientes tecnológicos com redução substantiva de GEE na produção de ferro e aço