Evento cultural

Hoje, às 19h30: professora da UFMG ministra palestra sobre mulheres artistas na Casa Fiat de Cultura

Ver cartaz do evento >

Em continuidade às celebrações do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Casa Fiat de Cultura promove a palestra Mulheres artistas nos séculos 20 e 21: inserção nos mundos das artes, com a professora da UFMG Rita Lages. Ela destacará nomes como Zina Aita, Jeanne Louise Milde, Lygia Clark, Maria Helena Andrés, Sara Ávila, Yara Tupynambá, Lotus Lobo, Terezinha Soares, entre outros. O evento será realizado nesta quinta-feira, 14 de março de 2024, às 19h30.

Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla, onde podem ser reservados gratuitamente até o horário do evento. O evento, em inglês, terá tradução simultânea. A programação integra a Noite mineira de museus, circuito cultural realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Produção à margem
Rita Lages, professora do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG e doutora em História com ênfase em história social da cultura pela mesma Universidade, vai destacar a produção das mulheres citadas ao longo dos séculos 20 e 21 que ainda são relevantes atualmente. Longe de ser uma conquista absoluta, as mulheres cotidianamente deparam com estruturas que posicionam suas produções às margens.

Por meio do estudo da forma como algumas dessas artistas ingressaram no universo das artes, em especial na cena de Minas Gerais, e de suas produções artísticas, Rita abordará temas como os conceitos de feminino e masculino, arte e artesanato, família e trabalho, público e privado.

Descrição Imagem
Rita Lages é professora do Departamento de Artes Plásticas da EBA Foto: divulgação

Ficha técnica

Palestra | Mulheres artistas nos séculos XX e XXI: inserção nos mundos das artes com Rita Lages