Político-administrativo

IV UFMG Debate - Para além do rompimento: Corpo, Vida, Trabalho

Ver cartaz do evento >

Na segunda-feira, 15 de abril,  às 18h30, o auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (Face) vai reunir  especialistas do judiciário, professores e representantes de sindicatos e movimentos da sociedade civil  para o IV UFMG Debate, com o tema Para além do rompimento: Corpo, vida, trabalho.

O evento, que dá continuidade à série de discussões relacionadas à questão minerária no Brasil, é aberto ao público, sem necessidade de inscrições prévias.

De acordo com a equipe organizadora do debate, o objetivo é discutir as condições de trabalho na mineração, os argumentos sobre a geração de empregos, o processo de vulnerabilização dos trabalhadores e a produção dos desastres diante do contexto crítico do rompimento das Barragens de Fundão (2015) e do Córrego do Feijão (2019), além de ameaças de rompimento de outra dezena de barragens em Minas Gerais.


Estarão na pauta questões como: o que os recentes desastres revelam sobre as relações capital-trabalho no contexto da mineração? Como as mineradoras gerenciam as questões trabalhistas em situações de crise? Quais  são os limites e as potencialidades da regulação estatal e do controle social exercido pelos sindicatos e movimentos sociais nesse cenário? Como tratar a dependência econômica do estado de Minas Gerais em relação à mineração? Quais as implicações da abordagem dos rompimentos mencionados sob a perspectiva de “acidentes de trabalho”?


O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal da CAC/UFMG no YouTube: 

Programação

Mesa de abertura: Claudia Mayorga (Pró-reitora de Extensão - UFMG), Andréa Zhouri (PPGAN / Gesta - UFMG)

Expositores
Maria Teresa Corujo (Movimento pelas Serras e Águas de Minas / representante da sociedade civil no COPAM-MG)
Adriana Augusta de Moura (Procuradora-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região)
Rafael Ávila (Sindicato Metabase Inconfidentes)
Francisco Lima (Escola de Engenharia - UFMG)
Marcos Botelho (Auditor-Fiscal do Trabalho - SRTE/MG)