Evento cultural

Livro que reúne memórias dos 80 anos do curso de Química será lançado nesta sexta

Ver cartaz do evento >

O livro Artífices do sonho: 80 anos do curso de Química da UFMG será lançado nesta sexta-feira, 21 de junho, às 10h, no Auditório Aluísio Pimenta do Departamento de Química, no campus Pampulha. Haverá sessão de autógrafos com os autores, e os exemplares estarão à venda por R$ 65, com número limitado.

Organizado pelo professor Luiz Cláudio de Almeida Barbosa, o livro reúne 20 capítulos com memórias de pessoas que participaram da história desde a criação da graduação na Universidade, em 1943, então vinculada à Faculdade de Filosofia de Minas Gerais, que deu origem à atual Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich).

“Esse livro é dedicado a todos os docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos que, ao longo de oito décadas, contribuíram para a construção do Departamento de Química da UFMG e aos que seguem acreditando no sonho de, progressivamente, consolidá-lo como Centro de Excelência em Química em Minas Gerais”, escreve o autor.

Memória coletiva
Na apresentação da publicação, a reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, define a obra como uma “coletânea que se propõe a realizar um exercício de memória coletiva”. Nas palavras dela, a história resgatada é composta de muitas vozes que construíram “um dos melhores cursos da área no país, de qualidade inegável e de relevância para a sociedade, contribuindo para a produção de conhecimento inovador no campo da Química”.

O prefácio é assinado pela professora Rossimiriam Pereira de Freitas, que atualmente preside a Sociedade Brasileira de Química (SBQ). “A iniciativa de escrever um livro sobre os primeiros 80 anos do curso de Química, compilando relatos de alguns dos muitos personagens que foram protagonistas importantes na construção dessa história, é não só um gesto de sensibilidade e reverência do organizador, mas também o pagamento de um tributo respeitoso ao palco acadêmico que moldou a trajetória de milhares de indivíduos ao longo de sua existência”, escreve.

No último dia 24 de maio, o livro também foi lançado na 47ª Reunião Anual da SBQ, realizada em Águas de Lindóia, interior de São Paulo.

Descrição Imagem
Equipamentos antigos em exposição no Departamento de Química. Foto: Luiz Cláudio de Almeida Barbosa

18 a 21 de junho de 2024

Auditório Aluísio Pimenta