Evento acadêmico

Luta antimanicomial: desfile é destaque desta quinta, na Semana de Saúde Mental

Experiência de sobrecarga diante de demandas que vão além do tripé ensino, pesquisa e extensão, relatos de assédio e abuso moral em relações administrativas e acadêmicas no cotidiano de trabalho e formas de adoecimento e sofrimento na prática docente sob a égide do produtivismo acadêmico são pautas da roda de conversa que abre o terceiro dia da 11ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social. O evento tem início às 13h30, no Espaço do Conhecimento UFMG.

Às 14h, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) recebe workshop de musicoterapia com alunos da Terapia Ocupacional, aberto ao público. Na Praça da Liberdade, haverá o desfile do Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A concentração terá início às 13h30, e a saída será às 15h. O cortejo vai descer a Avenida João Pinheiro e seguir pela Avenida Afonso Pena em direção à Praça da Estação, onde se dará a dispersão, em torno das 17h. Toda a comunidade universitária está convidada a participar.

Jogo lúdico
Na área livre do estacionamento da Faculdade de Medicina, localizada no campus Saúde, em frente ao refeitório e próximo à biblioteca, será realizado um jogo lúdico por meio de cartões. Cada cartão terá a imagem de um animal, e cada participante escolherá aquele com o qual mais se identifica e explicará o motivo. Serão lidas as características relacionadas à personalidade de cada um dos animais para que as pessoas possam se identificar com o seu entorno.

Ao final da tarde, a APAEtucada, da Apae de Belo Horizonte, se apresenta às 17h30, na Praça de Serviços das UFMG. A bateria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais foi criada em 2006 no âmbito do projeto Banda da Diversidade, com o objetivo de unir os efeitos terapêuticos da música, da dança e do teatro às possibilidades de inserção social e participação comunitária dos usuários da Apae-BH e de todos aqueles que integram o bloco. A bateria é formada por jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla, familiares e pessoas da comunidade. Na quinta-feira, ela vai se apresentar completa, com 35 ritmistas, pela primeira vez após a pandemia.

Conheça a programação.

Descrição Imagem
Edição de 2017 do desfile que celebra a luta antimanicomial Foto: Júlia Duarte | UFMG

Terceiro dia da 11ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social
Data: 18 de maio de 2023

Produtivismo, adoecimento e pesquisa na Universidade
Local: Espaço do Conhecimento

Workshop de Musicoterapia com alunos da Terapia Ocupacional
Horário: 14h
Local: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO/UFMG)

Desfile do 18 de maio
Horário: 15h
Local: Praça da Liberdade

Qual animal em mim habita?
Local: Faculdade de Medicina

APAEtucada – Apae de Belo Horizonte