Evento acadêmico

Movimentos negros nas Américas é tema da próxima Live Boletim UFMG

Ver cartaz do evento >

Há cerca de três meses, o assassinato de George Floyd impulsionava, nos Estados Unidos, uma grande onda de protestos antirracistas no país e no mundo.

Não foi muito diferente no Brasil. Coletivos do movimento negro e das periferias vêm realizando atos físicos e virtuais que chamam a atenção da agenda pública para a violência contra a comunidade negra, para a urgência de maior representatividade nos espaços de poder e para o fortalecimento das políticas de ações afirmativas.

Partindo dessas questões, mas buscando traçar um panorama da trajetória dos movimentos negros no Brasil e nos Estados Unidos, a próxima Live Boletim UFMG recebe Cristiano Rodrigues, professor do Departamento de Ciência Política da Universidade. Cristiano é autor do livro Afro-latinos em movimento: protesto negro e ativismo institucional no Brasil e na Colômbia, lançado nesta semana em live do Centro de Convivência Negra da UFMG.

A conversa será nesta terça, 18, a partir das 17h, no perfil da UFMG no Instagram.

Live Boletim UFMG
A Live Boletim UFMG traz, para as redes sociais da Universidade, discussões mais aprofundadas sobre temáticas que estão em voga no Brasil e no mundo. As conversas quinzenais são transmitidas ao vivo pelo perfil da UFMG no Instagram, contando sempre com a contribuição de integrantes da comunidade universitária.

Planejamento do retorno às aulas, ativismo digital, questões sobre memória e patrimônio e o desmatamento ilegal na Amazônia foram os temas já abordados na série, organizada pela equipe de Redes Sociais da UFMG.

Os vídeos continuam disponíveis no IGTV do Instagram @ufmg.

Descrição Imagem
Manifestação antirracista em Belo Horizonte, realizada em junho João Henrique Motta