Evento acadêmico

Obra do filósofo Gershom Scholem é tema de seminário na Fale; inscrições abertas

Ver cartaz do evento >

O Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG, com apoio do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários (Pós-Lit), tem inscrições abertas para um seminário sobre a obra do filósofo Gershom Gerhard Scholem. O evento será em 1º de dezembro de 2022, às 14h, no auditório 2001, da Faculdade de Letras (Fale). A inscrição, gratuita e aberta a todos os públicos, deve ser feita no site do Núcleo – o atalho fica no canto inferior esquerdo da página com o título Seminário Gershom Scholem: Literatura e mística judaica.

O seminário será ministrado pelo filósofo Estevan de Negreiros Ketzer, que estuda a obra de Scholem em seu pós-doutorado na UFMG. Considerado um dos mais brilhantes intelectuais do século 20, Shcolem foi próximo de grandes pensadores do seu tempo, como T.W. Adorno, Walter Benjamin, Leo Strauss, Martin Buber, Franz Rosenzweig e Hannah Arendt. Ele é responsável por propor um questionamento historiográfico profundo das origens e linhas que compõem o ensinamento místico da Cabala judaica.

Scholem também inspirou os autores Jorge Luis Borges, Umberto Eco, Harold Bloom, Giorgio Agamben e George Steiner. Participou dos encontros de Eranos, na Suíça, investigando a mitologia ao longo dos séculos, junto com Carl Gustav Jung, Mircea Eliade, Gilbert Durand, Henri Corbin, Rudolf Otto e do ganhador do Prêmio Nobel em Física de 1945, Wolfgang Pauli. Seu percurso questionou, com ceticismo, os movimentos do messianismo judaico, que surgem, sobretudo, com Sabbattai Tzvi, o autoproclamado Messias, no ano de 1666. Sua leitura crítica dos pormenores dos movimentos messiânicos influenciou correntes modernas do marxismo e da psicanálise.

O professor Estevan de Negreiros Ketzer, que realiza estágio de pós-doutorado no Pós-Lit, é psicólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), mestre e doutor em Letras pela mesma instituição. Realizou estágio doutoral na Université de Strasbourg (França). Fez pesquisas nos arquivos de Jacques Derrida no Institut Mémoires de l 'Édition Contemporaine (Imec), na França.

Atualmente, é coordenador do grupo de estudos Transformações na Psicologia Contemporânea, que aborda os desafios do conhecimento na atualidade. Participa do conselho científico do Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos (Cebel), gestão 2021-2023. Integra o Grupo de Trabalho de Literaturas Estrangeiras, filiado à Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll). É pesquisador convidado do Grupo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFMG (GEJ) e do centro cultural Casa Logos. Também colabora no grupo de estudos Lacan Epistemologia Heterodoxa (Geleh).

Descrição Imagem
Leitura crítica que filósofo faz dos movimentos messiânicos influenciou correntes modernas do marxismo e da psicanálise Foto: domínio público

Seminário Gershom Scholem: literatura e mística judaica
Convidado: professor Estevan de Negreiros Ketzer