Evento cultural

Obras de Shirley Paes Leme no Centro Cultural revelam a 'energia vital' da respiração

A exposição Respiração, da escultora, gravadora, desenhista e professora Shirley Paes Leme, que integrou a programação da 55ª edição do Festival de Inverno UFMG, continua aberta ao público no Centro Cultural UFMG. As obras poderão ser vistas até 13 de agosto; a entrada é gratuita, e a classificação etária, livre.

Com curadoria de Paula Borghi, Respiração tem influência da herança construtivista e seus desdobramentos. “A ideia do trabalho é a noção de alerta e a percepção aguçada do tempo, rememorando pistas, rastros e restos da vida cotidiana. Ao se utilizar filtros de ar-condicionado de carros, evoca-se a relação estreita com o ar da cidade, o ar que respiramos. Toda a energia vital está na respiração. O controle de tudo, no ser vivo, está na respiração”, reflete Shirley.

Formas que geram fluxo e contenção de fluxo, dispostas em arranjos simétricos, trazem consigo a lembrança do aparelho de ar-condicionado do teto do hospital que a artista costuma frequentar. O trabalho de Shirley, nos últimos 40 anos, dialoga com a memória, a literatura e a experimentação e acentua os conceitos de tempo, lugar, espaço vernacular e urbano, “trazendo à tona os resíduos, os rastros e os restos do cotidiano sensível”, como informa o texto de divulgação.

Trajetória
Shirley Paes Leme, nascida em Cachoeira Dourada, Minas Gerais, vive e trabalha em São Paulo. Ela iniciou sua formação artística em 1975, no curso de Belas Artes da UFMG, onde foi aluna de Amílcar de Castro. Na década de 1980, estudou na University of Arizona, no San Francisco Art Institute, na University of California e na John F. Kennedy University, todos nos Estados Unidos, e obteve o título de doutora em 1986.

Shirley foi bolsista da Fundação Fullbright, participou do programa Artista em Residência no Kunstlerhaus Bethanien, em Berlim, de mostras no Museu de Arte de Brasília, e das bienais de Lausanne, Polônia, Mercosul e Habana. Seu trabalho está presente em importantes coleções no Brasil e no exterior, como no Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Museu de Arte Contemporânea da USP, no Museu Nacional em Aalborg, Dinamarca, na Pinacoteca de São Paulo, no Instituto Cultural Itaú, no Instituto Inhotim, no Museu de Arte de Brasília e no Museu de Arte Contemporânea do Ceará.

Mais informações estão no site do Centro Cultural UFMG.

Descrição Imagem
Obra de Shirley Paes Leme na exposição 'Respiração' Foto: Divulgação Festival de Inverno UFMG

Exposição Respiração
Artista Shirley Paes Leme