Onomástica: congresso internacional na Fale vai debater o impacto social dos nomes próprios
De 3 a 7 de novembro, a Faculdade de Letras da UFMG sediará o 1º Interonoma – Congresso Internacional de Onomástica, que abordará O impacto social dos processos de nomeação. Organizado pelo Observatório Onomástico (O-onoma), rede de pesquisadores do Brasil e de Portugal, o evento reunirá mais de 200 participantes de 15 países da América, Europa, África e Ásia e terá interpretação em Libras. Não é preciso inscrição prévia para participação como ouvinte.
O evento tem como objetivo abrir espaço para discussões sobre o impacto social dos processos de nomeação. Com 142 trabalhos distribuídos entre simpósios temáticos, mesas-redondas, conferências e sessões livres, o congresso, que totalizará mais de 40 horas de atividades, é o primeiro dedicado exclusivamente à área no Brasil.
Os estudos onomásticos, no Brasil e no exterior, têm apresentado grande expansão nas últimas duas décadas. “Isso se torna mais evidente ao considerar os diferentes agentes do processo de nomeação, isto é, o indivíduo ou o objeto portador do nome, o nomeador, bem como o contexto sociocultural em que a nomeação é realizada”, destaca o texto de divulgação.
Temas
Entre as várias temáticas, serão abordados os eixos Antroponímia e diversidade social, Toponímia e memória coletiva, Onomástica em línguas de sinais, Onomástica literária e ficcional, Onomástica e ensino e Onomástica e tecnologia. Além destas discussões, mesas-redondas discutirão o impacto social dos nomes em grupos minoritários, nas línguas de sinais, nos processos migratórios e nas sociedades africanas de língua portuguesa.
O evento que terá a presença de especialistas do Brasil, Angola, Espanha, Estados Unidos, Finlândia e Moçambique, é voltado para docentes e pesquisadores da onomástica e de áreas afins, estudantes de pós-graduação e de graduação, professores da educação básica e demais interessados nos estudos sobre os nomes próprios.
O 1º Interonoma tem o apoio da Faculdade de Letras da UFMG, do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PosLin/UFMG), do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (PPGL/Unioeste), das agências de fomento Capes (Programas Paep e Proex) e Fapemig.
Segundo os organizadores, o Interonoma pretende se consolidar como um espaço para a consolidação da Onomástica como campo de pesquisa essencial para compreender as identidades, as memórias e as dinâmicas sociais contemporâneas relacionadas aos nomes próprios, fortalecendo a cooperação entre pesquisadores e instituições no Brasil e no exterior.
Mais informações sobre a programação do evento, convidados e comissões organizadoras e científicas podem ser encontradas na página do evento na plataforma even3.
