Evento cultural

Hoje, às 19h: Pesquisador de Oxford aborda relação do tucano com a formação do conceito de Novo Mundo

Ver cartaz do evento >

O Rariorum, núcleo de pesquisa em história das coleções e dos museus, retoma nesta terça, 19, às 19h, as atividades de seu Seminário Permanente, com a palestra Bicos, ossos e penas; histórias materiais do tucano no início da Europa moderna, de Alex H. Lawrence, doutorando na Universidade de Oxford (Reino Unido) e autor da pesquisa As 'vidas' culturais do tucano no início da França moderna (1526-1650).

O evento marca o início da temporada cujas temáticas serão vinvuladas às relações entre as materialidades e as ideias na construção das práticas colecionistas modernas e contemporâneas. Para participar, basta acessar o link da reunião no Meet. Não é necessária inscrição prévia. 

Alex Lawrence vai apresentar seu trabalho investigativo acerca de como os registros sobre os tucanos e os próprios vestígios materiais dessa espécie influenciaram a maneira pela qual os europeus inventaram o conceito de Novo Mundo e o integraram ao imaginário popular. 

Textos, gravuras, documentos e coleções do século 16 apoiam a abordagem do papel desse pássaro na formação do conhecimento moderno, com foco em aspectos como as trajetórias percorridas por objetos relacionados aos tucanos e os principais atores envolvidos no trânsito de materiais e ideias associadas à ave. 

Descrição Imagem
Tucano foi símbolo da relação dos europeus do século 16 com as terras recém-exploradas Wikimedia Commons

Ficha técnica

Seminário Permanente RARIORUM

Palestra Beaks, bones and feathers; material histories of the Toucan in early modern Europe

Online na sala virtual da ECI: https://www.google.com/url?q=h...

Serviço

18 a 19 de abril de 2022

Sala virtual da ECI - plataforma Meet

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca