Evento acadêmico

Segunda, às 14h: Roberto Briceño-León faz palestra sobre cidade, institucionalidade e violência

Ver cartaz do evento >

Roberto Briceño-León, professor da Universidade Central da Venezuela e visitante da Universidade Federal do Ceará, estará na UFMG como convidado do programa Cátedras Calas-IEAT, para uma série de atividades, que incluem duas palestras abertas ao público.

Nesta segunda-feira, 9 de maio de 2022, a partir das 14h, Briceño-León vai ministrar a palestra Cidade, institucionalidade e violência urbana, no auditório Carangola, da Fafich. O sociólogo vai tratar das cidades no contexto latino-americano, em sua relação estreita com os cenários de violência. As hipóteses explicativas dominantes descrevem essa relação como o resultado do aumento da pobreza e da desigualdade social, mas a conferência oferecerá uma interpretação alternativa, baseada em teorias de institucionalidade e nas diferentes expressões normativas, formais e informais que ocorrem nas áreas da estrutura urbana das cidades da América Latina.

Na quinta, dia 12, às 19h, também no Auditório Carangola, o professor falará sobre Os três tipos de violência policial e as políticas públicas. Ele mostrará como a violência policial tem sido estudada e criticada como se fosse um único tipo de comportamento. Segundo Briceño-León, a violência das polícias é resultado de três formas distintas de ação social, correspondendo a três instâncias diferentes da vida social: individual, grupal e estatal. Fazer essa diferenciação, defende o professor, propicia melhor compreensão das origens da violência policial, pois torna possível a análise dos diferentes atores e ações e obriga o desenvolvimento de políticas públicas específicas para prevenir e controlar cada um desses tipos de violência.

Serão emitidos certificados para quem se inscrever pelo sistema Gestão de Eventos da UFMG.

O Programa de Cátedras Calas-IEAT é iniciativa do Centro Maria Sibylla Merian de Estudos Latino-americanos Avançados (Calas) e do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG.

Sorbonne e Oxford
O professor Roberto Briceño-Leon é diretor do Laboratório de Ciências Sociais e do Observatório da Violência da Venezuela. Foi professor e pesquisador da Universidade Sorbonne, França, da Universidade Oxford, Inglaterra, e do Wilson International Center for Scholars, de Washington DC (EUA). Publicou mais de 200 artigos e 26 livros. Os mais recentes são Cidades de vida e morte (2017), A modernidade mestiça (2018), Os novos rostos da violência (2019) e Tanatopolítica en Venezuela: Sicariato de Estado y derechos humanos (2022).

Descrição Imagem
Briceño-León é professor visitante da Universidade de Federal do Ceará researchgate.net