Evento cultural

Palhaços Joe e Serragi dividem memórias em espetáculo circense no Centro Cultural

Os palhaços Joe e Serragi, integrantes do grupo Psiu de Luz, ocuparão o pátio do Centro Cultural UFMG para a apresentação do espetáculo Aques'dois, nesta quarta-feira, 20 de setembro de 2023. O evento, gratuito e aberto a todos os públicos, vai começar às 18h30.

Em Aques'dois, dois palhaços experimentam o prazer de estar em cena se divertindo e brincando com as travessuras e confusões que surgem ao longo do enredo, numa tentativa de manter uma boa relação de aproximação com o público presente. A apresentação é repleta de música, números de picadeiro e um causo de pescador.

Trajetórias
Joe (Raul Garcia) é a quarta geração de uma família circense e teatral. Ele frequentou os palcos e picadeiros desde criança e se formou no Teatro Universitário da UFMG. Ele faz artesanato, artes visuais e pintura, e, além de palhaço, é malabarista, equilibrista, multi-instrumentista e produtor. Joe é diretor da Trupe Cacareco, diretor administrativo do Grupo de Teatro Gambiarra, um dos mais antigos do estado de Minas Gerais, fundado por Wilma Herinques, coordenador artístico, professor de teatro e produtor do Espaço Cultural DellArt e trabalha como ator, palhaço, cenógrafo, técnico de luz e som da Trupe Dell’Art. Joe atuou nos grupos Estação da Criativa, Cia Ponto Com Arte, Trupe Com Tudo e Circo de Todo Mundo.

Serragi (Militani de Souza) é músico multi-instrumentista, ator, palhaço, arranjador e compositor. Idealizador e responsável pela Psiu de Luz desde 2014, também é fundador do grupo de música autoral Boi Luzeiro e a Marungada. Sua formação teatral foi no Galpão Cine Horto e no Teatro Universitário da UFMG. Desde 2014, Serragi trabalha com arte-mobilização no programa Mobiliza-SUS, da Prefeitura de BH. Ele participou de vivências e oficinas com grandes mestres do circo, teatro, música e cinema, como Beatriz Apocalypse, Ana Flávia Fagundes, Patrícia Kuypers, Franck Beaubois, Chico Pelúcio, Lygia del Picchia, Eduardo Moreira, Armazém Cia. de Teatro, Ariano Suassuna, Luiz Carlos Lacerda (Bigode), Palhaço Biribinha, Joaquim Elias Costa, Rhena de Faria, Cláudio Dauelsberg, Marcos Suzano, Mateus Bahiense, Mestre Walter, Mestra Karen Aguiar, Santiago, Túlio Araújo e Claudinho Santana.

Descrição Imagem
Serragi e Joe levam travessuras e confusões ao palco do Centro Cultural Foto: Aliny Mirely

Espetáculo teatral Aques'dois
do grupo Psiu de Luz