Evento acadêmico

Pesquisadores analisam o rapto de Helena de Troia na literatura greco-latina e o poder dos sentidos

Nesta quinta-feira, 1º de setembro, às 16h, uma mesa-redonda com convidados do Brasil e da Bélgica vai abrir a disciplina Helena de Troia, entre poetas, historiadores, oradores e filósofos, da pós-graduação em Filosofia da UFMG. O encontro será no Auditório Bicalho, da Fafich, campus Pampulha.

Embora o curso tenha foco nas representações de Helena de Troia e nas referências a ela em textos gregos, neste primeiro encontro, os temas da responsabilidade moral, persuasão e sedução pela beleza e discurso (visão e audição) serão discutidos com base também na recepção do mito na cultura latina e no papel dos sentidos (sempre vistos com reservas em várias tradições filosóficas) em nossas ações e concepções.

Na palestra Sinestesia: variações sobre o sensível, Roberto Wu, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vai tratar da plurivocidade do conceito de sinestesia, com atenção especial à acepção de fusão de sentidos e à tradução de termos relativos ao domínio de um sentido ao outro. Autores como Aristóteles, Safo, Ésquilo e Dante formam a base textual da exposição.

Na segunda palestra, Marco Formisano, da Universidade de Gante, na Bélgica, vai analisar dois poemas, um em latim (O rapto de Prosérpina, de Claudiano) e outro em grego (O rapto de Helena, de Colluto), adotando a categoria hermenêutica de Giorgio Agamben no seu ensaio O que é o contemporâneo?. O objetivo de Formisano é iluminar a originalidade e atualidade desses textos, que consistem precisamente – e paradoxalmente – no seu apego a uma arché (origem) remota.

Marco Formisano é professor de Literatura Latina na Universidade de Gante desde 2013 e diretor das coleções The library of the other Antiquity (Universitätsverlag Winter) e Sera tela. Studies in late antique literature and its reception (Bloomsbury), dedicadas à literatura da Antiguidade Tardia e à sua recepção. Roberto Wu, vinculado ao Departamento de Filosofia da UFSC, é presidente da Sociedade Brasileira de Retórica e, atualmente, cumpre estágio pós-doutoral no Departamento de Filosofia da UFMG.

A atividade, organizada pela professora da disciplina, Maria Cecília Coelho, é gratuita e aberta ao público geral. Os participantes receberão certificado.

Descrição Imagem
'The rape of Helen' (c. 1530-1539), quadro de Francesco Primaticcio (acervo do Bowes Museum, no Reino Unido) Wikipedia | Domínio público

30 de agosto a 1 de setembro de 2022

Fafich, campus Pampulha