Evento acadêmico

Programa de rádio focaliza luta antimanicomial no segundo dia da Semana de Saúde Mental

O programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, abre a programação desta terça, dia 18 de maio de 2021, às 10h, da 9ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social. Conduzida pela jornalista Luiza Glória, a atração dará voz aos usuários de serviços de saúde mental e familiares, protagonistas da luta antimanicomial, por meio de entrevista ao vivo com representante do movimento e depoimentos, falas livres, arte e cultura.

A atividade é fruto de parceria com usuários do Centro de Convivência São Paulo e com o projeto de extensão Rádio e saúde mental em sintonia com a cidade, vinculado ao curso de Terapia Ocupacional da UFMG e coordenado pela professora Regina Céli Fonseca Ribeiro.

No mesmo horário, em sessão no Google Meet, será realizada a oficina Compartilhando estratégias para conviver com a ansiedade, que se propõe a oferecer instrumentos para que os participantes lidem melhor com essa experiência.

Às 14h, no YouTube, Luís Carlos de Mello, diretor do Museu Imagens do Inconsciente, Cristina Cilli, conservadora do Museu de Antropologia Criminal, e Cesare Lombroso, da Universidade de Turim, participarão da mesa Museus, saúde mental e controvérsias científicas. As mediadoras serão as professoras Maria Stella Goulart Brandão, do Departamento de Psicologia da Fafich, e Verona Segantini, do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes.

Também às 14h, no Google Meet, profissionais da Divisão de Acompanhamento Funcional (DAF), do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH), vão ministrar a palestra Conflitos entre gerações: diferenças e convivências, em que vão propor reflexão sobre a tolerância necessária para uma boa relação inter-geracional.

Mais tarde, às 17h, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) promoverá a roda de conversa Vivências dos estudantes no modo de ensino remoto emergencial, em que a comunidade discente terá oportunidade de trocar experiências e fazer avaliação coletiva da saúde mental dos estudantes. O bate-papo será transmitido em sala virtual do DCE no Google Meet.

O segundo dia do evento será encerrado às 19h com o espetáculo teatral Porco solidão, parte do ciclo Arte e saúde mental, que integra a Semana. A peça será  transmitida pelo canal da Diretoria de Ação Cultural (DAC) no YouTube.

Imagens do entardecer
Ao longo da semana, entre uma sessão e outra de palestras, conferências e rodas de conversa, os participantes do evento poderão apreciar as fotografias reunidas na exposição En-tarde-Ser, produzidas por integrantes do Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante (Napem) da Faculdade de Medicina. O projeto consiste numa conjunção de olhares para o céu em diferentes pontos de Belo Horizonte durante a quarentena. A exposição pode ser visitada no canal da Universidade dos Direitos Humanos no YouTube.

Descrição Imagem
Identidade visual da 9ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG Douglas Salustiano | Cedecom UFMG