Evento acadêmico

Caed promove evento em Jaboticatubas sobre metodologias ativas na educação básica

O Aproxime-se, programa de extensão do Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG (Caed), promove, em Jaboticatubas, na região metropolitana de Belo Horizonte, no próximo sábado, 3 de dezembro de 2022, um evento sobre metodologias ativas na educação básica, que valorizam o protagonismo e a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. O encontro, gratuito e aberto a todos os públicos, terá início às 9h. Os participantes receberão certificado.

A programação prevê uma roda de conversa com o tema Introdução às metodologias ativas nos processos de ensino e aprendizagem e duas opções de oficinas, realizadas simultaneamente, com 25 vagas cada. Os temas são Ressignificando os processos de ensino e aprendizagem por meio de mapas conceituais e Aprendizagem criativa por meio de jogos.

Na primeira, serão apresentadas estratégias para o uso de mapas conceituais (recursos gráficos que representam relações entre conceitos e ideias) em práticas educativas capazes de despertar o interesse dos estudantes. Na segunda, os inscritos receberão lições sobre o potencial educativo dos jogos e deverão propor uma atividade pedagógica lúdica para alunos da educação básica.

Para participar das oficinas, os interessados devem se inscrever, até 1º de dezembro, por meio de formulário eletrônico. Não é necessário inscrição para a roda de conversa.

As atividades do Aproxime-se, presenciais e virtuais, são realizadas em parceria com os municípios de Bom Despacho, Campos Gerais, Jaboticatubas e Sabará. Em setembro, a equipe do programa esteve em Sabará e, em julho, debateu a escola e as relações no pós-pandemia em roda de conversa on-line.

O Aproxime-se tem o objetivo de intensificar o compartilhamento de saberes e experiências entre a UFMG e as comunidades dos municípios em que a instituição oferta cursos a distância.

Desde 2013, o programa promove palestras, minicursos, sessões de cinema comentadas, oficinas e apresentações de arte e cultura nas cidades de Araçuaí, Formiga, Campos Gerais, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Governador Valadares, Lagoa Santa, Montes Claros, Teófilo Otoni, Bom Despacho, Januária e Sabará.

Em 2020 e 2021, devido à pandemia de covid-19, as atividades foram ministradas virtualmente. Interessados podem assistir às mesas-redondas e às palestras apresentadas nas duas últimas edições no canal do Caed no YouTube.

Mais informações podem ser obtidas no site do Caed ou solicitadas pelo e-mail extensao@caed.ufmg.br e pelo telefone (31)3409-4638.

Descrição Imagem
Praça em Jaboticatubas, município que abrigará mais uma atividade do programa 'Aproxime-se' Foto: Prefeitura de Jaboticatubas

Programa Aproxime-se | Reflexões sobre metodologias ativas na Educação Básica
Data: 3 de dezembro de 2022