Evento acadêmico

Projeto coordenado pela UFMG é tema de evento que celebra 200 anos da Revolução da Grécia

O projeto Tocando o passado, coordenado no Brasil pela professora Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho, da Fafich, e na Grécia pela arqueóloga Érica Angliker, será tema de mesa-redonda, nesta terça, 23, durante o evento Liberdade e revolução: 1821-2021 – O nascimento da Grécia moderna. O encontro é promovido pela representação diplomática da Grécia no Brasil e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com a colaboração da Universidade Demócrito da Trácia. A mesa terá início às 16h, com transmissão pelo YouTube.

Cecília Coelho, que atualmente chefia o Departamento de Filosofia da Fafich, vai participar da mesa (Re)Tocando o passado: diálogo entre arqueologia, filosofia, história e a recepção da cultura grega no Brasil, ao lado de Erika Angliker, da Universidade de Londres, membro permanente das escavações em Despotiko, e da professora Gisele Marques Câmara, da Uerj, que faz residência pós-doutoral na Universidade Demócrito da Trácia.

Como parte do projeto Tocando o passado, estudantes voluntários da UFMG participaram, a partir de 2016, de escavações arqueológicas na ilha grega de Despotiko, no arquipélago das Ilhas Cíclades, no mar Egeu. Saiba mais sobre o projeto.

Descrição Imagem
Estudantes da UFMG atuaram nas escavações na ilha grega de Despotiko Natalia Velli