Político-administrativo

Quarta, às 14h: prevenção de doenças osteomusculares no ambiente hospitalar é tema de seminário

Doenças osteomusculares em trabalhadores da saúde: medidas de promoção e prevenção é o tema do 4º Seminário UFMG/Fhemig, que será realizado na quarta-feira, 7 de dezembro de 2022, às 14 horas, com transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da UFMG no YouTube.

O seminário contará com a participação do médico do trabalho Flávio Nunes, da Fhemig, da professora Paula Maria Machado, do curso de Fisioterapia da UFMG, e da fisioterapeuta do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Tatiana Gobbi Mendes, que é doutoranda em Psicologia na UFMG. A mediação ficará a cargo da professora do curso de Fisioterapia Fabiane Ferreira, diretora de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

O seminário, que dá sequência a discussões sobre temas da saúde do trabalho, tem como foco a busca por estratégias que possam compor o planejamento de um programa de promoção e prevenção de doenças osteomusculares prevalentes em trabalhadores da rede hospitalar da saúde, levando em consideração sua carga de trabalho físico e mental.

Parceria
Os seminários integram parceria formalizada por meio de convênio de cooperação firmado entre as duas instituições. A Fhemig contribui para a formação dos estudantes da UFMG, propiciando que os alunos dos cursos de Medicina, Farmácia, Terapia Ocupacional e Nutrição realizem estágios curriculares obrigatórios nos hospitais da instituição. A Universidade, por sua vez, colabora com a organização de seminários de capacitação para os servidores da Fundação.

A participação no evento dispensa inscrições prévias. Certificados serão emitidos a participantes que preencherem formulário de inscrição que será disponibilizado durante o seminário. Para os servidores da Fhemig que não puderem acompanhar a atividade em tempo real, o seminário ficará gravado na plataforma de educação a distância da Fundação, por meio da qual o certificado poderá ser emitido após a visualização completa.