Evento acadêmico

Quarta e quinta: Estudantes de Design de Moda apresentam criações em desfiles no CAD 2

Quarenta e quatro estudantes da disciplina Pesquisa de moda II, do quarto período do curso de Design de Moda da Escola de Belas Artes, vão apresentar seus trabalhos em desfiles na quarta e na quinta-feira desta semana (14 e 15 de dezembro de 2022). O evento será no hall dos auditórios do CAD 2, no campus Pampulha, sempre das 19h às 22h30.

A proposta que guiou a produção dos estudantes foi sintetizada no tema (Re)começar, (re)criar novas sensibilidades, em referência aos impactos de diversas naturezas causados pela pandemia de covid-19. “Os alunos tiveram liberdade para externar na criação dos looks suas percepções dos efeitos da pandemia. As coleções abordam aspectos como amor, relações e perdas”, afirma o professor Tarcisio D’Almeida, responsável pela disciplina.

Durante todo este segundo semestre letivo, os estudantes produziram croquis, dos quais foram escolhidos dez para a composição da coleção cápsula (com pequena quantidade de peças). As peças foram divididas em “famílias” (aquelas com afinidades entre si) de três ou quatro, e, ao final, foram selecionadas quatro das dez para ser confeccionadas por cada estudante (alguns trabalharam em duplas). Os desfiles serão acompanhados por trilhas musicais que respondem às propostas conceituais, definindo, por exemplo, a cadência de cada exibição.

As atividades práticas do curso foram suspensas por causa das restrições ao contato presencial, o que impediu a realização do desfile em 2020 e 2021. No ano passado, as criações foram mostradas em filmes pelos estudantes. Os eventos desta semana serão abertos ao público geral, com acesso gratuito.

Descrição Imagem
Uma das peças que Tiago Gonçalves, do curso Design de Moda, levará ao desfile Croquis: Tiago Gonçalves Silva

12 a 15 de dezembro de 2022

CAD 2, campus Pampulha