Quincas da Viola e Júnia Bertolino se apresentam em show na Praça de Serviços
No dia 2 de outubro, às 17h30, na Praça de Serviços, acontece o Encontro Semestral da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos 2018, com apresentação artística dos professores da atividade, Quincas da Viola e Júnia Bertolino.
O evento integra a programação das Atividades Acadêmicas Complementares da UFMG para alunos do noturno. Durante o Encontro haverá distribuição de Passaporte Cultural aos interessados.
Os artistas
Violeiro, cantor e compositor, Quincas da Viola ministra, neste semestre, a disciplina Viola, Folia e Tambor pela Formação Transversal. À frente do Trio Trem de Minas desde 1995, o artista representa a viola e o estilo do Vale do Aço, tendo tocado em vários locais de Minas e do Brasil.
Na sequência, a bailarina Júnia Bertolino apresenta solo de dança afro, dialogando com a disciplina por ela ministrada: Corporeidades afro-brasileiras e africanas como resistência poética e política.
Além de jornalista e pós-graduada em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, Júnia é bacharela e licenciada em Antropologia pela UFMG. Ela também é capoeirista, arte-educadora, diretora e coreógrafa da Cia Baobá Minas. Como artista, já teve oportunidade de mostrar sua arte na Itália, Senegal, Guiné Bissau, Índia, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Espanha e França.