Evento cultural

Quinta, às 14h: cineclube exibe, na Faculdade de Direito, filme sobre caso emblemático de erro judicial

O cineclube É CINE! exibe nesta quinta, 29 de junho de 2023, às 14h, na Faculdade de Direito da UFMG, a obra O caso dos irmãos Naves (1967), de Luís Sérgio Person. A sessão será no Auditório Francisco Luiz, que fica no 16º andar do prédio da pós-graduação (Edifício Villas Boas) da Faculdade de Direito da UFMG (Avenida João Pinheiro, 100, Centro de BH).

O filme conta a história de um dos mais emblemáticos casos de erro judicial da história brasileira. Na cidade mineira de Araguari, em dezembro de 1937, os irmãos Sebastião José Naves, à época com 32 anos, e Joaquim Naves Rosa, 25, acusados de um crime que não cometeram, foram torturados e permaneceram presos durante anos. A obra fez muito sucesso quando foi lançada, em 1967; ao resgatar uma história do arbítrio do Estado, também funcionou como denúncia ao autoritarismo do regime militar.

O caso dos irmãos Naves leva às telas um caso fundamental para se refletir sobre poder, justiça, tortura, autoritarismo, liberdade e direitos humanos, como destaca texto de divulgação da sessão. "O público é instigado a pensar sobre falhas e irregularidades que podem ocorrer em um processo criminal, a dignidade do papel do advogado na defesa intransigente dos direitos dos acusados e a busca incansável pela justiça", afirmam os organizadores.

Após a exibição, haverá debate com a participação do diretor da Faculdade de Direito, professor Hermes Guerrero, e o professor da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas Marcos Ulhôa.

Itinerância
No ano de 2022, o cineclube criado por estudantes consolidou suas atividades de exibição e discussão de filmes na Escola de Ciência da Informação (ECI) e na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). Em 2023, com o intuito de promover o intercâmbio entre os diversos saberes e ampliar o acesso à cultura dentro da UFMG, o É CINE! tem itinerado pela Universidade.

O projeto é conduzido por Vinicius Garzon Tonet, Maria Tereza Dantas, Petros Brandão, Luiz Neto, Maria Alice Laboissière e Guilherme Pádua. A iniciativa tem apoio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e do Centro Acadêmico Afonso Pena (CAAP).

Descrição Imagem
Raul Cortez e Juca de Oliveira interpretam os irmãos Naves Foto: Divulgação