Evento cultural

Quinta, às 19h30: Duo Vera Cruz lança álbum de estreia no Conservatório UFMG

O flautista André Siqueira e o pianista Matheus Ribeiro, que formam o Duo Vera Cruz, lançam nesta quinta-feira, 13 de junho de 2024, no Conservatório UFMG, o seu primeiro álbum autoral. O show de lançamento, que começa às 19h30, terá a participação dos instrumentistas Artur Andrés e Alexandre Andrés – este último assina a direção musical da produção. No palco estarão, também, o baterista Cyrano Almeida e o baixista João Avelar.

O show é o resultado do mergulho autoral do primeiro álbum dos instrumentistas mineiros, gravado entre 2019 e 2023. O trabalho conta com as participações de Toninho Horta, da cantora chilena Claudia Manzo (Baiana System), da percussionista Natália Mitre, do trompetista português Diogo Duque e do flautista Artur Andrés, membro fundador do Uakti.

Instrumentistas de destaque na cena belo-horizontina, André e Matheus apresentam em suas composições uma paisagem sonora de imagens líricas e experimentais, por vezes minimalistas, mas de grande potência interpretativa, explorando tempos musicais complexos. A dupla revisita temas de Toninho Horta, Alexandre Andrés e Debussy.

O disco estará disponível ao público em todas plataformas digitais a partir do dia do show.

Sobre o Duo
O Duo Vera Cruz surgiu em 2013, quando André e Matheus eram colegas na Escola de Música da Uemg, em Belo Horizonte. A escolha do nome remete às origens do Brasil e à emblemática canção de Milton Nascimento – ponto de interseção musical fundamental dos parceiros.

A identidade musical do duo carrega influências que vão do americano Philip Glass ao jazzista moderno Shai Maestro, passando pelo pianista Egberto Gismonti e pela música do Clube da Esquina, além das referências mais recentes de Rafael Martini, Antônio Loureiro e do próprio Alexandre Andrés.

Descrição Imagem
Matheus Ribeiro e André Siqueira: influência do Clube da Esquina Foto: Renan Oliveira

11 a 13 de junho de 2024

Conservatório UFMG