Evento cultural

Rodas de conversa, sarau e oficina de escrita criativa marcam o terceiro dia do Festival de Verão

Ver cartaz do evento >

O 15º Festival de Verão da UFMG terá no sábado, 6 de março de 2021, seu terceiro dia de programação. As atividades serão abertas às 10h30 com o bate-papo promovido pelos educadores do projeto PrEP 15-19, da Faculdade de Medicina da UFMG. Na roda de conversa, o cineasta e pesquisador Vagner de Almeida e o escritor Salvador Corrêa debaterão a arte como instrumento de luta contra o HIV.

Às 14 horas, Eliza Castro, Anarvore e Iza Reys, da coletiva Afrolíricas, conduzirão roda de conversa sobre as "escrevivências". Eles vão falar sobre direitos e contar histórias pessoais em formatos de relato, desabafo e denúncia. As convidadas também refletirão sobre o uso da palavra em um contexto de comunicação mais acessível. 

Após a roda de conversa, das 16h às 18h, o trio ministrará a oficina gratuita de escrita criativa, aberta às primeiras 25 pessoas que acessarem a sala do Zoom por meio de link que será divulgado durante a live do encontro. A oficina, assim como os demais eventos do dia, também oferece certificação.

Arte na pandemia
Outra atividade do terceiro dia de Festival será uma roda de conversa sobre arte e cultura no período pandêmicoÀs 17h, os participantes da mostra virtual Prae/DAC: criação em tempos de pandemia se unirão para compartilhar os processos criativos das obras que integram a exposição, desenvolvida ao longo de 2020. A mostra virtual foi idealizada pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). Seu principal objetivo é abordar as implicações socioculturais da pandemia por meio da arte e cultura 

Por fim, às 19h, está agendado o lançamento do livro de poesias De quebrada, da editora popular Venas Abiertas e da produtora Cultural Aborda. No evento, também haverá a exibição do sarau homônimo, que busca expressar a arte da palavra escrita e falada por meio de entrevistas e intervenções artísticas. O sarau reúne 15 artistas, escritores e músicos.

Todos os eventos serão transmitidos pelo canal Cultura UFMG na plataforma YouTube. A programação está disponível na página do evento.

Descrição Imagem
Anarvore (Luiza), Eliza Castro e Iza Reis, integrantes da coletiva Afrolíricas: 'escrevivências' e oficina de escrita criativa Divulgação