Evento cultural

Sábado, às 16h: Grupo Serelepe leva brincadeiras em formato cênico-musical ao palco do Conservatório

Neste sábado, 5 de novembro de 2022, às 16h, o Conservatório recebe o grupo Serelepe, projeto de extensão da Escola de Música, que vai apresentar Brinquedorias, espetáculo cênico-musical para crianças. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos.

O show terá brincadeiras não muito conhecidas, mas que foram escolhidas "por serem curiosas, instigantes e divertidas", informa o texto de divulgação do evento: "Além das belas melodias, as brincadeiras nos provocam com suas movimentações pelo espaço e pelas possibilidades de ficarmos inventando moda com elas".

Os integrantes montaram o repertório com base nas brincadeiras do seu dia a dia, seja por meio da memória da infância, da formação profissional ou de encontros com profissionais da mesma área no Brasil e América do Sul. A apresentação no formato cênico-musical valoriza os aspectos sonoros e os movimentos.

Trajetória
O grupo Serelepe dedica-se à produção artística e à música para crianças desde 2005. É formado por Reginaldo Santos, Gabriel Murilo e Eugênio Tadeu. O grupo tem origem no programa de rádio Serelepe: uma pitada de música infantil, da Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

Desde 2010, passou a se dedicar também a oficinas e intervenções musicais, assim como à criação de espetáculos. O primeiro, Locotoco, é inspirado em canções e brincadeiras tradicionais, recolhidas em diferentes regiões do Brasil e da América Latina. Em 2017, o grupo lançou o livro CD/DVD e espetáculo Brinquedorias, em Belo Horizonte, Contagem e em Buenos Aires, na Argentina.

Retratos do Brasil
Brinquedorias integra a programação da série Retratos do Brasil, do Conservatório UFMG, que promove concertos e shows que retratam manifestações diversas da música brasileira e ajudam a refletir sobre a identidade plural do país. Artistas de larga experiência em campos musicais distintos compartilham suas criações e concepções artísticas.

Descrição Imagem
Grupo Serelepe: brincadeiras com arte Foto: Cibele Magalhães

Ciranda Brinquedorias Grupo Serelepe
Especial 2022: Retratos do Brasil